TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA PRODUZIDAS ENTRE 1979 E 2013

Autores

  • Lisandra Risi Rede D'or São Luiz
  • Keythluci Faria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Mercedes Neto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Luciane Velasque Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Fernando Porto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.22055

Palavras-chave:

História da Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Sistemas

Resumo

Objetivo: caracterizar a produção sobre História da Enfermagem nas teses e dissertações no Brasil. Método: estudo quantitativo, de natureza histórica, sendo utilizado o método história serial. Resultados: o total de teses em História da Enfermagem representa 5,39% de toda a produção no CEPEn e na Capes essa produção representa 4,17%. Já nas dissertações temos para o CEPEn a representavidade de 4,01% e na Capes a de 2,85%. A pesquisa evidenciou que a região Sudeste é um forte propagador da pesquisa em história da enfermagem. Conclusão: os
sistemas de pós-graduação em Enfermagem ocupam uma posição fundamental no processo de modernização e desenvolvimento do conhecimento científico, o que também vem fortalecendo a pesquisa em História da Enfermagem.


Descritores: História da Enfermagem. Pesquisa em Enfermagem. Sistemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Risi, Rede D'or São Luiz

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Consultora Técnica de Compras da Regional Rio de Janeiro da Rede D´Or São Luiz especialista em Materiais e Equipamento para Saúde e Professora da Pós Graduação em Enfermagem em Auditoria em Saúde e Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário Celso Lisboa - UCL.

Keythluci Faria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Acadêmica de enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista de Iniciação científica (PIBIC/CNPq). Membro dos grupos de pesquisa: Laboratório de pesquisa de história da enfermagem (LAPHE) e Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem (LACUIDEN), da UNIRIO.

Mercedes Neto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Enfermeira. Doutora em Ciências pelo PPGEnfBio/UNIRIO. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da UERJ. Vice-líder do GP LACUIDEN e membro do GP SAPESC.

Luciane Velasque, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Estística. Doutora em saúde pública pela Escola Nacionall de Saúde Publica, ENSP, Brasil. Professora adjunta do Departamento de Métodos Quantitativos da Escola de matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Fernando Porto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Bacharel em Enfermagem e História. Doutor em Enfermagem com pós-doutoramento pela USP. Professor Associado do departamento de enfermagem materno-infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO.

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Risi, L., Faria, K., Neto, M., Velasque, L., & Porto, F. (2017). TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA PRODUZIDAS ENTRE 1979 E 2013. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(4). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.22055

Edição

Seção

Artigo Original