UTILIZAÇÃO DE TERAPIAS COMPLEMENTARES POR PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Autores

  • Maria de Fátima Mantovani Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Perez Arthur Universidade Federal do Paraná
  • Ângela Taís Mattei Universidade Federal do Paraná
  • Carina Bortolato-Major Universidade Federal do Paraná
  • Mireille Janczyk Hereibi Universidade Federal do Paraná
  • Elis Martins Ulbrich Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i4.16982

Palavras-chave:

Terapias Complementares, Hipertensão, Adulto, Enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar as terapias complementares utilizadas por pessoas com hipertensão arterial sistêmica. Método: pesquisa quantitativa, descritiva com corte transversal realizada nos domicílios de 387 pacientes com hipertensão, no período de abril de 2013 a fevereiro de 2015. A coleta de dados foi realizada mediante roteiro de entrevista semiestruturada e os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial com auxílio do Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: dos participantes da pesquisa, 20,7% faziam uso de terapias complementares, as quais foram indicadas principalmente pelos familiares e amigos, sendo a fitoterapia (85%) a mais citada pelos pacientes, seguida pela acupuntura, com o objetivo de tratar ou controlar a hipertensão. Conclusões: o tipo de terapia complementar mais utilizado pelas pessoas com hipertensão arterial sistêmica foi a fitoterapia.

 

Descritores: Terapias Complementares; Hipertensão; Adulto; Enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Mantovani, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Professora Pós-Doutora, Graduação/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná/PPGENF/UFPR. Bolsista Produtividade 2 CNPq. Curitiba (PR), Brasil.

Juliana Perez Arthur, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná/PPGENF/UFPR. Curitiba (PR), Brasil.

Ângela Taís Mattei, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná/PPGENF/UFPR. Curitiba (PR), Brasil.

Carina Bortolato-Major, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná/PPGENF/UFPR. Curitiba (PR), Brasil.

Mireille Janczyk Hereibi, Universidade Federal do Paraná

Discente, Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná/UFPR. Bolsista de Iniciação Científica Fundação Araucária, Membro do GEMSA/UFPR, Curitiba (PR), Brasil.

Elis Martins Ulbrich, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná/PPGENF/UFPR. Curitiba (PR), Brasil.

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Mantovani, M. de F., Perez Arthur, J., Mattei, Ângela T., Bortolato-Major, C., Janczyk Hereibi, M., & Martins Ulbrich, E. (2016). UTILIZAÇÃO DE TERAPIAS COMPLEMENTARES POR PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(4). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i4.16982

Edição

Seção

Artigo Original