SÍNDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

Autores

  • Magno Conceição das Merces Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências da Vida
  • Técia Maria Santos Carneiro e Cordeiro Universidade Federal da Bahia
  • Amália Ivine Costa Santana Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Iracema Lua Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Douglas de Souza e Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Marcelo Silva Alves Universidade do Estado da Bahia
  • Marise Silva Luz Faculdade Adventista da Bahia
  • Argemiro D'Oliveira Júnior Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.15645

Palavras-chave:

Atenção Básica à Saúde, Burnout, Equipe de enfermagem

Resumo

Objetivo: estimar a prevalência da Síndrome de Burnout entre trabalhadores de enfermagem da Atenção Básica à Saúde do município de Pojuca, Bahia, Brasil. Método: estudo transversal, descritivo, vinculado a um projeto multicêntrico, conduzido nas 12 Unidades de Saúde da Família, com 11 (39,3%) enfermeiros e 17 (60,7%) técnicos e auxiliares de enfermagem. Utilizou-se o Maslach Burnout Inventory. Resultados: apresentaram alto nível de Exaustão Emocional 28,6% dos participantes; alto nível de Despersonalização foi apresentado por 21,5%; 46,4% expressaram alto nível de Reduzida Realização Profissional. A prevalência da síndrome apresentou um percentual relevante (7,1%), ao considerar que este diagnóstico pode ser prevenido. Conclusões: a prevalência de percentual relevante da Síndrome de Burnout entre trabalhadores de enfermagem no município estudado exige a implementação de medidas para a prevenção no ambiente laboral, com um programa de saúde ocupacional que favoreça a promoção e o acompanhamento da situação de saúde desses profissionais.

Descritores: Atenção Básica à Saúde; Esgotamento Profissional; Equipe de Enfermagem; Enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magno Conceição das Merces, Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências da Vida

Biólogo e Enfermeiro. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia, Professor Auxiliar A da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador, Bahia. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva.

 

Técia Maria Santos Carneiro e Cordeiro, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia. Professora Substituta da Universidade Federal da Bahia.

Amália Ivine Costa Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora da Faculdade Unidas Feira de Santana.

Iracema Lua, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Substituta da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Douglas de Souza e Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia

Marcelo Silva Alves, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia. Graduado em letras com inglês pela Universidade do Estado da Bahia.

Marise Silva Luz, Faculdade Adventista da Bahia

Enfermeira. Pós Graduanda em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade Adventista da Bahia.

Argemiro D'Oliveira Júnior, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado pela Universidade Claude Bernard Lyon-França (2002/03). Atualmente é professor Titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e dos Programas de Pós-graduação em Medicina e Saúde e  em Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia.Em medicina tem atuado na áreas de Clínica Médica e Epidemiologia Clínica. 


Publicado

2016-08-31

Como Citar

Merces, M. C. das, Carneiro e Cordeiro, T. M. S., Santana, A. I. C., Lua, I., Silva, D. de S. e, Alves, M. S., Luz, M. S., & Júnior, A. D. (2016). SÍNDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.15645

Edição

Seção

Artigo Original