ENTENDIMENTO DOS(AS) ENFERMEIROS(AS) SOBRE A COMUNICAÇÃO DOS RECÉM-NASCIDOS

Autores/as

  • Lílian do Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Anna Maria de Oliveira Salimena Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG)
  • Alessandra Tassi de Paula Hospital Regional Doutor João Penido/FHEMIG
  • Iêda Maria Ávila Vargas Dias Universidade Federal de São Paulo -EPE/UNIFESP
  • Leila Rangel da Silva Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – UNIRIO
  • Marli Salvador Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG)
  • Polyana Soares de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG)

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v26i3.6363

Palabras clave:

Comunicação. Recém-nascido. Enfermagem. Terapia Intensiva Neonatal.

Resumen

Estudo de abordagem qualitativa que teve como objetivo descrever o entendimento do enfermeiro que atua em unidade de terapia intensiva neonatal sobre a comunicação não verbal do recém-nascido e descrever as situações em que este profissional mais percebe o estabelecimento desta comunicação. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada realizada em um hospital público da zona da mata mineira. Originando duas unidades de registro: a comunicação não verbal do recém-nascido sob o olhar da enfermagem e situações de maior percepção da comunicação não verbal do recém-nascido pelo enfermeiro. Os resultados evidenciam que os enfermeiros reconhecem que o recém-nascido se comunica de forma não verbal, sendo este tipo de comunicação mais evidente durante a realização de procedimentos dolorosos ou em situações de manuseio excessivo. Logo, uma equipe de enfermagem atenta a todos os tipos de comunicação, faz com que o recém-nascido receba um cuidado preciso e humanizado.

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Biografía del autor/a

Lílian do Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Mestranda do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACENF/UFJF). Enfermeira Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. Atua no ensino e pesquisa nas áreas saúde do neonato, criança e adolescente e saúde pública.

Anna Maria de Oliveira Salimena, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG)

Doutora em Enfermagem. Professora do mestrado e graduação em Enfermagem, Departamento de Enfermagem Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACENF/UFJF). Atua no ensino, pesquisa e extensão com enfoque nas áreas da Enfermagem: médico-cirúrgica; saúde da Mulher e enfermagem em centro cirúrgico.

Alessandra Tassi de Paula, Hospital Regional Doutor João Penido/FHEMIG

Enfermeira do Hospital Regional Doutor João Penido/FHEMIG. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. Atua na área da enfermagem neonatal e pediátrica.

Iêda Maria Ávila Vargas Dias, Universidade Federal de São Paulo -EPE/UNIFESP

Doutora em Enfermagem. Professora na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo - EPE/UNIFESP. Atua no ensino, pesquisa e extensão com enfoque nas áreas de educação em saúde, bioética e saúde do neonato, criança e adolescente.

Leila Rangel da Silva, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – UNIRIO

Doutora em Enfermagem. Professora no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Experiência assistencial e de pesquisa na área de Enfermagem Saúde da Mulher e do recém-nascido.

Marli Salvador, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG)

Mestre em Enfermagem. Professora no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACENF/UFJF). Atua no ensino, pesquisa e extensão com enfoque nas áreas da enfermagem: saúde da criança, família e educação à distância.

Polyana Soares de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG)

Enfermeira pesquisadora na área de enfermagem Materno Infantil e Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACENF-UFJF).

Publicado

2014-01-24

Cómo citar

Nascimento, L. do, Salimena, A. M. de O., Paula, A. T. de, Dias, I. M. Ávila V., Silva, L. R. da, Salvador, M., & Souza, P. S. de. (2014). ENTENDIMENTO DOS(AS) ENFERMEIROS(AS) SOBRE A COMUNICAÇÃO DOS RECÉM-NASCIDOS. Revista Baiana De Enfermagem, 26(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v26i3.6363

Número

Sección

Artículos Originales