PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS SOBRE INTERVENÇÃO EDUCATIVA ACERCA DA AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA SIMPLIFICADA DA HANSENÍASE
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v38.59790Palabras clave:
Hanseníase, Enfermagem, Educação, Pessoas com Deficiência, Pesquisa QualitativaResumen
Objetivo: analisar as percepções de enfermeiros e médicos acerca de intervenção educativa sobre a avaliação neurológica simplificada da hanseníase. Método: pesquisa descritiva qualitativa realizada por meio de entrevistas com enfermeiros e médicos da atenção primária em saúde. O conteúdo das entrevistas foi analisado pelo método de Bardin e discutidas conforme a literatura acerca da Educação Permanente em Saúde. Resultados: 24 atores sociais participaram do estudo. Uma categoria temática subdivida em três subcategorias foram geradas. Os participantes perceberam satisfatoriamente a intervenção como estratégia de educação na saúde para ressignificar o cuidado com consequente aplicação prática da avaliação neurológica e afirmaram a importância de se realizar educação na saúde para enriquecer conhecimentos. Considerações finais: os participantes apresentaram percepções majoritariamente satisfatórias sobre experiências. Perceberam a intervenção como elemento instrutivo essencial para mudança em suas práticas profissionais da atenção primária. Encoraja-se que novos estudos intervencionistas nesse cenário sejam realizados e avaliados.
Descritores: Hanseníase. Enfermagem. Educação. Pessoas com Deficiência. Pesquisa Qualitativa.
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