TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ELABORADAS POR ENFERMEIROS PARA DIABETES TIPO 1 EM CRIANÇAS: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v38.54013Palabras clave:
Criança. Enfermagem. Educação em Saúde. Tecnologia Educacional. Diabetes Mellitus Tipo 1.Resumen
Objetivo: identificar, na literatura científica, as tecnologias educacionais elaboradas por enfermeiros para a educação em saúde da criança com Diabetes Mellitus tipo 1. Método: revisão integrativa, que analisou artigos nacionais e internacionais indexados nas bases de dados disponíveis na Medical Literature Analysis and Retrievel System Online via National Library of Medicine National Institutes of Health, Biblioteca Virtual em Saúde e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Resultados: o estudo incluiu 12 publicações, destacando tecnologias educacionais, como História em quadrinhos, Brinquedo terapêutico, Oficinas, Vídeos, Cartilhas, Simulação, Videogame, Checklist de habilidades, Treinamento de habilidades, Coaching intensivo e Aplicativo educacional. Considerações finais: as evidências científicas revelaram que as tecnologias educacionais identificadas no processo de educação em saúde promovem um aprendizado lúdico e interativo, desenvolvendo habilidades e competências, para que as crianças e família assumam o cuidado do diabetes de maneira eficaz.
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Citas
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