ESTÁGIO CURRICULAR NA ATENÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4982Palabras clave:
Estágio curricular, Atenção básica à saúde, EnfermeiraResumen
O estudo buscou compreender o que expressam as aprendizagens referidas pelos estudantes como (re)construídas no estágio curricular em espaços da atenção básica à saúde. Analisa-se a contribuição do estágio na formação das estudantes de enfermagem para a atuação profissional nesse âmbito da atenção. Estudo exploratório de natureza qualitativa. Para a coleta de dados foram realizados dois grupos focais, com a participação de 14 estudantes de duas instituições públicas de ensino superior que estavam realizando o estágio curricular em rede básica, no período de agosto e setembro de 2008, na cidade de Salvador (BA). Para a análise dos dados, utilizou-se a análise temática. O estudo revelou que o estágio proporcionou a (re)construção de aprendizagens significativas para a prática profissional da enfermeira na rede básica, tais como: melhor compreensão da complexidade do trabalho nesse âmbito da atenção; do planejamento de saúde; da tomada de decisão e maior embasamento para a prática clínica, sendo esta última a mais enfatizada pelas estudantes. A análise evidenciou também limites do estágio curricular relacionados à desintegração ensino serviço; às poucas oportunidades de praticar o trabalho multiprofissional e intersetorial; ao pouco entendimento sobre a vigilância à saúde, às ações de educação permanente em saúde e as ações de controle social. A própria concepção de atenção básica, revelada nas falas das estudantes, nos documentos-base do estágio e no leque de ações possibilitadas pelos campos de prática, mostrou-se muito restrita, constituindo-se em mais um limite para o desenvolvimento do estágio, consequentemente, para o preparo da enfermeira para atuar na atenção básica à saúde.Descargas
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