ANÁLISE COMPARATIVA DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS E SÍFILIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.46715

Palavras-chave:

Doenças Sexualmente Transmissíveis, Sífilis, HIV, Estudantes de Enfermagem, Conhecimento

Resumo

Objetivo: analisar o conhecimento de estudantes de enfermagem de diferentes séries da graduação em relação ao HIV/aids e sífilis. Método: pesquisa descritivo-exploratória, desenvolvida com 65 acadêmicos de enfermagem de uma universidade do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por instrumento adaptado da Organização Mundial da Saúde. Aplicou-se teste de Kruskal-Wallis e da diferença mínima significativa de Fisher para a comparação. Resultados: houve diferença significativa do conhecimento entre as séries em aspectos específicos das infecções, como: janela imunológica do HIV, fisiopatologia da aids, modo de transmissão da sífilis, método indetectável = intransmissível do HIV e caracterização das fases da sífilis. Conclusão: a aquisição de saberes sobre HIV/aids e sífilis entre estudantes de enfermagem tende a evoluir ao longo da graduação, visto que as últimas séries apresentaram melhores escores. Todavia, o conhecimento prévio dos estudantes das séries iniciais ficou evidente e, por vezes, não se inferiorizou em relação às demais.
Descritores: Infecções Sexualmente Transmissíveis. Sífilis. HIV. Estudantes de Enfermagem. Conhecimento.

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Biografia do Autor

Lucas Vinícius de Lima, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduação em enfermagem em andamento pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Pedro Henrique Paiva Bernardo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduação em enfermagem em andamento pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, e docente do Departamento de Enfermagem (DEN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Nelly Lopes de Moraes Gil, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em doenças tropicais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, e docente do Departamento de Enfermagem (DEN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Gabriela Tavares Magnabosco, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-doutora em ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Ribeirão Preto, São Paulo, e docente do Departamento de Enfermagem (DEN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Débora Regina de Oliveira Moura, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, e docente do Departamento de Enfermagem (DEN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Carla Franciele Höring, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em estatística pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, e especialista em pesquisa quantitativa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Publicado

2022-07-28

Como Citar

Vinícius de Lima, L., Henrique Paiva Bernardo, P., Denardi Antoniassi Baldissera, V., Lopes de Moraes Gil, N., Tavares Magnabosco, G., Regina de Oliveira Moura, D., & Franciele Höring, C. (2022). ANÁLISE COMPARATIVA DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS E SÍFILIS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.46715

Edição

Seção

Artigo Original