CONTRIBUIÇÕES DA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL REALIZADA NA AUSTRÁLIA PARA A FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44897

Resumo

Objetivo: identificar as contribuições da mobilidade acadêmica internacional, realizada na Austrália, para a formação da enfermeira no Brasil. Método: estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado com oito ex-intercambistas do Programa Ciência sem Fronteiras. A análise foi feita pela proposta do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: a experiência ofereceu às (ex)intercambistas uma gama de oportunidades e de trocas de experiências para a formação em enfermagem. Foi apontada a rica experiência em cursar disciplinas na Austrália, comparando a metodologia Problem Based Learning com a metodologia tradicional vivenciada no Brasil e destacando seus efeitos positivos. O intercâmbio proporcionou desenvolvimento de habilidades técnico-científicas e interpessoais, vivências de sistemas comparados de saúde, além de aperfeiçoamento das competências linguísticas e de construção de compromisso ético-político-social e perspectivas profissionais futuras. Considerações finais: a mobilidade acadêmica internacional contribuiu positivamente na formação das enfermeiras brasileiras, com evidência de desenvolvimento pessoal e profissional.
Descritores: Intercâmbio Educacional Internacional. Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Educação Superior. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.

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Biografia do Autor

Ariane Sabina Stieven, Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Enfermeira do Hospital Evangélico de Londrina

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Enfermeira da Educação Continuada do Hospital Evangélico de Londrina e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da mesma instituição

Jane Kelly Oliveira Friestino, Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó Departamento de Saúde. Faculdade de Ciências Médica. Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira. Doutora e Mestre em Saúde Coletiva área Epidemiologia. Professora Adjunta da  Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS campus Chapecó. Pesquisadora Colaboradora do Departamento de Saúde. Faculdade de Ciências Médica. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Jeane Barros Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó-SC

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS campus Chapecó

Graciela Soares Fonsêca, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó-SC

Cirurgiã-dentista. Doutora em Ciências Odontológicas. Professora do curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS campus Chapecó

Cláudio Claudino Silva Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó-SC

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS campus Chapecó

Eleine Maestri, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó-SC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS campus Chapecó

Publicado

2022-04-20

Como Citar

Stieven, A. S., Oliveira Friestino, J. K., Souza, J. B., Fonsêca, G. S., Silva Filho, C. C., & Maestri, E. (2022). CONTRIBUIÇÕES DA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL REALIZADA NA AUSTRÁLIA PARA A FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA NO BRASIL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44897

Edição

Seção

Artigo Original