DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERSPECTIVA PARA O AUTOCUIDADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44858

Resumo

Objetivo: descrever os diagnósticos e as intervenções de enfermagem em crianças com transtorno do espectro autista fundamentados em taxonomias de enfermagem e na teoria do autocuidado. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa com 11 crianças e embasado na aplicação do processo de enfermagem. Utilizou-se taxonomia International Nursing Diagnoses: definitions and classification, para definição dos diagnósticos de enfermagem, a teoria do autocuidado e as recomendações da Nursing Interventions Classification para planejamento das intervenções. Resultados: isolamento social, falta de motivação e dependência para execução de atividades constituíram os principais problemas levantados. As afirmativas diagnósticas que possibilitaram a estruturação de 27 intervenções de enfermagem, compreenderam o déficit no autocuidado para alimentação, banho e higiene íntima; o isolamento social; e a disposição para melhora do autocuidado. Considerações finais: a capacidade para o autocuidado esteve comprometida, requerendo estratégias de enfermagem efetivas voltadas para a criança e para os familiares.
Descritores: Transtorno do Espectro Autista. Criança. Autocuidado. Diagnósticos de Enfermagem. Cuidados de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Macêdo Magalhães, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Doutoranda em Engenharia Biomédica (UNIVAP). Docente do Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Geovana Raíra Pereira de Sousa, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Denise Silva dos Santos, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Tamires Kelly dos Santos Lima Costa, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Thays Magda Dias Gomes, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Marly Marques Rêgo Neta, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Enfermeira plantonista da Unidade Mista de Saúde de Matias Olímpio, Piauí, Brasil.

Delmo de Carvalho Alencar, Secretaria de Saúde de Pio IX, Piauí, Brasil

Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família. Pio IX, Piauí, Brasil.

Publicado

2022-04-28

Como Citar

Magalhães, J. M., Sousa, G. R. P. de, Santos, D. S. dos, Costa, T. K. dos S. L., Gomes, T. M. D., Rêgo Neta, M. M., & Alencar, D. de C. (2022). DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERSPECTIVA PARA O AUTOCUIDADO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44858

Edição

Seção

Artigo Original