RESIDENTES DE ENFERMAGEM E A TERAPIA PELA ARTE

Autores

  • Bismarck Liandro de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Rosâne Mello UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-UNIRIO
  • Lucinda Maria Santiago Souza Santos Hospital Federal do Andaraí

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.44427

Resumo

Objetivo: relatar os resultados da terapia pela arte por meio de oficinas expressivas aos enfermeiros residentes. Método: estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, com análise temática, que apresenta a experiência sentida e vivenciada por sete profissionais enfermeiros do primeiro ano de residência, que participaram das oficinas expressivas em um hospital de grande porte localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Resultados: surgiram os seguintes temas: o ambiente hospitalar como fator estressante; a arte como mecanismo catártico em meio ao sofrimento emocional; olhando para dentro e encontrando equilíbrio; o uso da arte como instrumento para relaxar, descontrair e adquirir novas experiências; conceito ampliado de saúde e doença. Considerações finais: a arte por meio das oficinas expressivas trouxe impactos positivos aos residentes de Enfermagem. A pesquisa mostra que é possível promover saúde por meio da arte.

Descritores: Enfermagem. Terapia pela Arte. Terapias Complementares. Saúde Mental

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bismarck Liandro de Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Enfermeiro, graduado pela Universidade Anhanguera de Niterói. Especialista em clínica médica e cirurgia geral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e especialista em enfermagem pediátrica e neonatal pela Universidade Estácio de Sá.

Rosâne Mello, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-UNIRIO

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery e Professora associada I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO.

Lucinda Maria Santiago Souza Santos, Hospital Federal do Andaraí

Enfermeira pela Universidade Gama Filho, especialista em Arteterapia pela POMAR-clínica de Arteterapia

Publicado

2021-08-27

Como Citar

Liandro de Freitas, B. ., Mello, R., & Souza Santos, L. M. S. (2021). RESIDENTES DE ENFERMAGEM E A TERAPIA PELA ARTE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.44427

Edição

Seção

Artigo Original