CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TRÊS INSTITUIÇÕES HOSPITALARES: PERSPECTIVA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.43393

Resumo

Objetivo: avaliar a cultura de segurança do paciente em três instituições hospitalares, sob a perspectiva da equipe de enfermagem. Método: estudo quantitativo e transversal analítico realizado com 303 profissionais de enfermagem de três hospitais mineiros. Aplicou-se o questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferencial bivariada. Resultados: pela perspectiva da enfermagem, nenhum dos três hospitais apresentou dimensões fortes para a cultura de segurança. O hospital filantrópico obteve melhores avaliações em quatro dimensões em relação aos hospitais da rede pública. A dimensão com maior fragilidade em todos os hospitais foi “Retorno da informação e comunicação sobre erro”. Conclusão: sob a perspectiva das equipes de enfermagem, todas as dimensões da cultura de segurança do paciente revelaram fragilidades nos hospitais em estudo.
Descritores: Segurança do Paciente. Equipe de Enfermagem. Qualidade da Assistência à Saúde. Cultura Organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziele de Carvalho Lemos, Complexo de Saúde Sao Joao de Deus

Mestre em Ciências pela Universidade Federal Sao Joao del-Rei. Enfermeira no Complexo de Saúde São João de Deus

 

Luciana Regina Ferreira da Mata, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação de Enfermagem da Universidade Federal São João del-Rei.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) - Departamento Enfermagem Básica. Belo Horizonte. Minas Gerais, Brasil. Professora dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal São João del-Rei e da EEUFMG.

Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro, Universidade Federal Sao Joao del-Rei

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal São João del-Rei. Departamento Saúde do Adulto e Idoso. 

Aline Carrilho Menezes, Universidade Federal Sao Joao del-Rei

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal São João del-Rei. Professora da Escola Técnica do Complexo de Saúde São João de Deus. 

Carolina de Sousa Penha, Universidade Federal Sao Joao del-Rei

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Sao Joao del-Rei.

Ronise Malaquias Carlos Valadares, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Hospital Julia Kubitshek.

 Enfermeira. Mestre em Ciências pela UFMG. Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Assessora de Gestão Estratégica e Qualidade do Hospital Julia Kubitshek. 

Marlene Santos Rios Castro, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Hospital Eduardo de Menezes

 Enfermeira. Especialista em auditoria e segurança do paciente. Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Hospital Eduardo de Menezes. 

Publicado

2022-02-16

Como Citar

Lemos, G. de C., da Mata, L. R. F., Ribeiro, H. C. T. C., Menezes, A. C., Penha, C. de S., Valadares, R. M. C., & Castro, M. S. R. (2022). CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TRÊS INSTITUIÇÕES HOSPITALARES: PERSPECTIVA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.43393

Edição

Seção

Artigo Original