DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Maria do Céu Marques Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, Universidade de Évora
  • Luís Sousa Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, Universidade de Évora
  • Manuel José Lopes Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, Universidade de Évora
  • Maria Dulce Magalhães Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.42849

Resumo

Objetivo: analisar o pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes de um componente curricular do curso de graduação em enfermagem. Método: estudo de natureza qualitativa, observacional e comparativa, antes e após a intervenção. Foi aplicado questionário sociodemográfico e texto-estímulo em dois momentos. A amostra foi constituída por 48 estudantes que frequentaram a unidade curricular de Pensamento Crítico em Enfermagem. Resultados: no primeiro momento, os estudantes reconheceram o pensamento crítico como importante na tomada de decisão e no desenvolvimento de competências, educar para pensar. No segundo momento, os comentários indicaram um papel ativo da escola, e a informação e o conhecimento do estudante são acurados no contexto formativo. Considerações finais: no pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes do componente curricular do curso de enfermagem constatou-se alteração significativa no léxico dos dois momentos, houve desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, das quais destacamos a interpretação, a argumentação, a análise e avaliação.
Descritores: Pensamento. Conhecimento. Tomada de Decisão Clínica. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Céu Marques, Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, Universidade de Évora

Universidade de Évora, Departamento de Enfermagem, Professora Coordenadora, PhD Psicologia

Luís Sousa, Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, Universidade de Évora

Universidade de Évora, Departamento de Enfermagem, Professora Adjunta, PhD Enfermagem

Manuel José Lopes, Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, Universidade de Évora

Universidade de Évora, Departamento de Enfermagem, Professor Coordenador com Aggreção, PhD Enfermagem

Maria Dulce Magalhães, Universidade de Évora

Universidade de Évora, Departamento de Enfermagem, Professora Coordenadora, PhD Enfermagem

Publicado

2022-02-16

Como Citar

Marques, M. do C., Sousa, L., Lopes, M. J., & Magalhães, M. D. (2022). DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.42849

Edição

Seção

Artigo Original