VIVÊNCIAS DA DELIBERAÇÃO MORAL DE ENFERMEIRAS NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.38733

Resumo

Objetivo: compreender como as enfermeiras vivenciam a ação de deliberação moral no cenário de prática. Método: pesquisa fenomenológica fundamentada no referencial de Alfred Schutz realizada mediante entrevistas com 12 enfermeiras de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Da análise ideográfica e nomotética foram obtidas as categorias concretas do vivido. Resultados: emergiram três categorias: significados da ação da deliberação moral das enfermeiras no atendimento pré-hospitalar móvel de urgência que se referem ao contexto do atendimento; o conhecimento técnico-científico como fundamento para a ação da deliberação moral; e a dimensão social das relações estabelecidas entre as equipes como fonte de problemas éticos. Conclusão: foram desvelados fatores que incidem na prática, revelando elementos que favorecem a deliberação, como as experiências do vivido, o compartilhamento das situações e os conflitos que demandam a tomada de decisão. Emerge, assim, um novo olhar para a prática das enfermeiras pautada em um agir ético, responsável e prudente.

Descritores: Bioética. Enfermagem. Enfermeiras e Enfermeiros. Resolução de Problemas. Socorro de Urgência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone da Silva Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Enfermagem e Saúde pela Universade Federal da Bahia. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Microrregião Alagoinhas.

Adriana Braitt Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Enfermagem pela EEUFBA. Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Darci de Oliveira Santa Rosa, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado em Bioética pela Universidade do Açores (Portugal). Docente do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Bahia.

Genival Fernandes de Freitas, Universidade de São Paulo

Pós-doutorado em História e Antropologia dos Cuidados, pela Universitat D'Alacant (Espanha). Docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Mariana Oliveira Antunes Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Publicado

2020-11-23

Como Citar

Oliveira, S. da S., Lima, A. B., Santa Rosa, D. de O., Freitas, G. F. de, & Ferraz, M. O. A. (2020). VIVÊNCIAS DA DELIBERAÇÃO MORAL DE ENFERMEIRAS NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.38733

Edição

Seção

Artigo Original