ANÁLISE DE CAMPANHAS TELEVISIVAS SOBRE HIV/AIDS: INTERFACES ENTRE BRASIL E ANGOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.38280

Resumen

Objetivo: analisar as campanhas publicitárias do Brasil e de Angola acerca do HIV/Aids e refletir sobre os aspectos socioculturais relacionados à doença que possuem influência direta na sua concepção pelo ser humano. Método: estudo descritivo, exploratório e de caráter qualitativo. A busca do material audiovisual foi realizada no sítio de compartilhamento de vídeo YouTube. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin. Emergiram quatro categorias temáticas: “Métodos de proteção abordados nas propagandas”; “Protagonistas das propagandas”; “Apelos comportamentais incorporados”; “Aspectos culturais abordados”. Resultados: os diferentes contextos culturais influenciam diretamente nas companhas publicitárias, pois, enquanto no Brasil as ações são voltadas para o uso do preservativo no período carnavalesco, em Angola o foco engloba as relações extraconjugais e o compartilhamento de fômites. Considerações finais: campanhas publicitárias são importantes meios de transformação social, podendo promover melhorias na mudança de comportamento dos indivíduos e na prevenção de doenças e agravos.

Descritores: Mídia Audiovisual. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Brasil. Angola.

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Biografía del autor/a

Isabelly Gomes de Oliveira, Maternidade Escola Assis Chateaubriand

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Residente em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Ceará. Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Fortaleza, Ceará, Brasil. Telefone: (85) 99773-1762. 

Lydia Vieira Freitas dos Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, Ceará, Brasil. Telefone: (85) 98899-0803.

Antônio Uelton de Araújo da Silva, Unidade de Pronto Atendimento - UPA Itaperi

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Enfermeiro da UPA Itaperi. Fortaleza, Ceará, Brasil. Telefone: (88) 99650-3587. 

Márcio Flávio Moura de Araújo, Fundação Oswaldo Cruz

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Fundação Oswaldo Cruz. Eusébio, Ceará, Brasil. Telefone: (85) 98628-1982.

Hévila Ferreira Gomes Medeiros Braga, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Acadêmica em Enfermagem. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, Ceará, Brasil. Telefone: (85) 98672-2026.

Emanuella Silva Joventino Melo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, Ceará, Brasil. Telefone: (85) 99733-6632.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

Oliveira, I. G. de, Santos, L. V. F. dos, Silva, A. U. de A. da, Araújo, M. F. M. de, Braga, H. F. G. M., & Melo, E. S. J. (2020). ANÁLISE DE CAMPANHAS TELEVISIVAS SOBRE HIV/AIDS: INTERFACES ENTRE BRASIL E ANGOLA. Revista Baiana De Enfermagem, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.38280

Número

Sección

Artículos Originales