ANÁLISE DE CAMPANHAS TELEVISIVAS SOBRE HIV/AIDS: INTERFACES ENTRE BRASIL E ANGOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.38280

Resumo

Objetivo: analisar as campanhas publicitárias do Brasil e de Angola acerca do HIV/Aids e refletir sobre os aspectos socioculturais relacionados à doença que possuem influência direta na sua concepção pelo ser humano. Método: estudo descritivo, exploratório e de caráter qualitativo. A busca do material audiovisual foi realizada no sítio de compartilhamento de vídeo YouTube. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin. Emergiram quatro categorias temáticas: “Métodos de proteção abordados nas propagandas”; “Protagonistas das propagandas”; “Apelos comportamentais incorporados”; “Aspectos culturais abordados”. Resultados: os diferentes contextos culturais influenciam diretamente nas companhas publicitárias, pois, enquanto no Brasil as ações são voltadas para o uso do preservativo no período carnavalesco, em Angola o foco engloba as relações extraconjugais e o compartilhamento de fômites. Considerações finais: campanhas publicitárias são importantes meios de transformação social, podendo promover melhorias na mudança de comportamento dos indivíduos e na prevenção de doenças e agravos.

Descritores: Mídia Audiovisual. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Brasil. Angola.

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Biografia do Autor

Isabelly Gomes de Oliveira, Maternidade Escola Assis Chateaubriand

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Residente em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Ceará. Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Fortaleza, Ceará, Brasil. Telefone: (85) 99773-1762. 

Lydia Vieira Freitas dos Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, Ceará, Brasil. Telefone: (85) 98899-0803.

Antônio Uelton de Araújo da Silva, Unidade de Pronto Atendimento - UPA Itaperi

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Enfermeiro da UPA Itaperi. Fortaleza, Ceará, Brasil. Telefone: (88) 99650-3587. 

Márcio Flávio Moura de Araújo, Fundação Oswaldo Cruz

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Fundação Oswaldo Cruz. Eusébio, Ceará, Brasil. Telefone: (85) 98628-1982.

Hévila Ferreira Gomes Medeiros Braga, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Acadêmica em Enfermagem. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, Ceará, Brasil. Telefone: (85) 98672-2026.

Emanuella Silva Joventino Melo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, Ceará, Brasil. Telefone: (85) 99733-6632.

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Oliveira, I. G. de, Santos, L. V. F. dos, Silva, A. U. de A. da, Araújo, M. F. M. de, Braga, H. F. G. M., & Melo, E. S. J. (2020). ANÁLISE DE CAMPANHAS TELEVISIVAS SOBRE HIV/AIDS: INTERFACES ENTRE BRASIL E ANGOLA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.38280

Edição

Seção

Artigo Original