CAMINHO CONCEITUAL DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Alice de Freitas Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Angela Maria Alvarez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ivonete Teresinha Buss Schulter Heidemann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jeane Barros Souza Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eurico Mateus Sili Instituto Superior politécnico da Caála
  • Orlando Justo Chipindo Instituto Superior politécnico da Caála

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.36789

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de uma vivência com mestrandos e doutorandos de Enfermagem para gerar reflexões sobre conceitos em torno da promoção da saúde. Método: relato de experiência com revisão da literatura sobre os conceitos: promoção da saúde, autodeterminação, enfrentamento, resiliência, autocuidado e dominação. Gerou-se um questionamento para cada conceito e elaborou-se um desenho denominado “O caminho do autoconhecimento para a promoção da saúde”. Resultados: a experiência pessoal foi um ponto de partida determinante para o envolvimento de todos e para o aprofundamento do debate. Houve participação maior que a esperada dos pós-graduandos e foi possível gerar reflexões em torno de seis conceitos fundamentais da promoção da saúde. Conclusão: a vivência com mestrandos e doutorandos de Enfermagem e suas reflexões oportunizou humanizar a discussão acadêmica em torno de temas densos da promoção da saúde.

Descritores: Pomoção da Saúde. Enfermagem. Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira, Universidade Estadual do Centro Oeste. Membro do Laboratório Tecnológico e Científico de Cuidado de Saúde da Pessoa Idosa. Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia de Faculdade Unileya. Especialista em Saúde da Família, Universidade Federal de Pelotas.

Angela Maria Alvarez, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Ciências da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina com atuação na graduação e pós-graduação.  

Ivonete Teresinha Buss Schulter Heidemann, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Enfermagem de Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Pós doutorado em enfermagem de Saúde Pública pela Lawrence Bloomberg Faculty of Nursing at University of Toronto.  Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Jeane Barros Souza Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira graduada pela Universidade do Vale do Itajaí. Especialização em Enfermagem na Saúde da Família e em Metodologia do Ensino da Música. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na UFSC. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul. Coordenadora e colaboradora de projetos de pesquisa, extensão e cultura. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde da UFSC.

Eurico Mateus Sili, Instituto Superior politécnico da Caála

Enfermeiro, Universidade José Eduardo Santos. Docente no Instituto Superior politécnico da Caála – Angola

Orlando Justo Chipindo, Instituto Superior politécnico da Caála

Enfermeiro. Professor Universitário do curso de Enfermagem.  Mestre em Ciências da Saúde pela Unesc. 

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Freitas, M. A. de, Alvarez, A. M., Buss Schulter Heidemann, I. T., Souza Lima, J. B., Sili, E. M., & Chipindo, O. J. (2020). CAMINHO CONCEITUAL DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.36789

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso