PERCEPÇÃO DE IMIGRANTES AFRICANOS SOBRE O ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE PORTUGAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35989

Resumen

Objetivo: conhecer a percepção do imigrante africano sobre o atendimento nos  serviços de saúde de Portugal. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado na Grande Lisboa, Portugal, no período de março de 2017 a janeiro de 2018. Para coleta dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada com imigrantes africanos. A estratificação das informações foi guiada pela análise de conteúdo. Resultados: constatou-se que os serviços de saúde mais utilizados foram os Centros de Saúde e Hospitais; a assistência recebida é de boa qualidade, apesar da dificuldade de acesso, causada pelo longo tempo de espera. Evidenciou-se que as diferenças culturais interferem na compreensão das orientações prestadas e recebidas. Conclusão: o imigrante africano percebe o atendimento que recebe nos serviços de saúde de Portugal como de boa qualidade, ainda que o acesso e a acessibilidade apresente dificuldades decorrentes principalmente das barreiras do preconceito e do racismo.

Descritores: Sistema de Saúde. Acesso aos Serviços de Saúde. Imigração. Países Receptores de Imigrantes. Grupo com Ancestrais do Continente Africano.

Descargas

Biografía del autor/a

Saionara Costa do Sacramento, Hospital Sofia Feldman

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Bahia. Graduação sanduíche na Universidade Aberta - Lisboa/Portugal. Atualmente residente em enfermagem neonatal pelo Hospital Sofia Feldman.

Marília Araújo Ferrão, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/Universidade Federal da Bahia

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Bahia. Graduação sanduíche na Universidade Aberta - Lisboa/Portugal. Atualmente residente em Obstetricia pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/Universidade Federal da Bahia.

Climene Laura de Camargo, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Docente da Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4880-3916.

Maria Natália Pereira Ramos, Universidade Aberta de Lisboa

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica Intercultural. Professora Associada da Universidade Aberta de Lisboa. Lisboa, Portugal. http://orcid.org/0000-0002- 8448-1846.

Maria Cecilia Leite de Moraes, Universidade de São Paulo

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Saúde Pública. São Paulo, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8717-6513

Lucas Amaral Martins, Universidade Federal da Recôncavo da Bahia e Universidade Federal da Bahia

Docente da Universidade Federal da Recôncavo da Bahia. Doutorando em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da EEUFBA

Publicado

2020-10-07

Cómo citar

do Sacramento, S. C., Ferrão, M. A., de Camargo, C. L., Ramos, M. N. P., de Moraes, M. C. L., & Martins, L. A. (2020). PERCEPÇÃO DE IMIGRANTES AFRICANOS SOBRE O ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE PORTUGAL. Revista Baiana De Enfermagem, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35989

Número

Sección

Artículos Originales