COMPARAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SOBRE VACINAÇÃO CONTRA PAPILOMAVÍRUS HUMANO EM ADOLESCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28054

Resumo

Objetivo: comparar o efeito da aplicação de duas tecnologias educacionais sobre a vacinação contra o papilomavírus humano em adolescentes. Método: estudo analítico que comparou duas tecnologias educacionais aplicadas em oito escolas públicas no período de maio a novembro de 2015. Participaram da pesquisa, adolescentes de a 13 anos. Foi aplicado um questionário antes e após a aplicação das Tecnologias Educacionais para avaliação do conhecimento entre grupos (Intervenção e Controle). Os dados foram processados no Statistical Package for the Social Sciences, o efeito foi medido pelos testes t de Student e qui-quadrado. Fixou-se o nível de significância menor ou igual a 0,05. Resultados: a Tecnologia Educacional de Enfermagem (p=0,001) teve maior benefício no nível de conhecimento quando comparada à Tecnologia Educacional do Ministério da Saúde (p=0,388). Conclusão:  a influência positiva da tecnologia educacional de enfermagem sobre a vacinação contra o papilomavírus humano em adolescentes foi evidenciada, e tecnologias dinâmicas tiveram maior efeito na produção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aliniana da Silva Santos, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Doutoranda do Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfemagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará

George Jo Bezerra Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-graduação Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará.

 

Raquel Lucena Nicodemos, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestrado Profissional Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Paulo César de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Estatístico. Doutor em Saúde Pública. Docente do Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Edna Maria Camelo Chaves, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Farmacologia. Docente do Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Maria Corina Amaral Viana, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil

Publicado

2019-06-07

Como Citar

da Silva Santos, A., Jo Bezerra Sousa, G., Lucena Nicodemos, R., de Almeida, P. C., Camelo Chaves, E. M., & Amaral Viana, M. C. (2019). COMPARAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SOBRE VACINAÇÃO CONTRA PAPILOMAVÍRUS HUMANO EM ADOLESCENTES. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28054

Edição

Seção

Artigo Original