REPRESENTAÇÕES DE SUPERVISÃO NA PERSPECTIVA DOS ENFERMEIROS COORDENADORES DE UM HOSPITAL DE ENSINO

Autores

  • Claudia Aparecida Dias Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
  • Dilma Costa Santos Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo.
  • Luciana de Oliveira Matias Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo.
  • Maria Lucia Silva Servo Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana-BA.
  • Carmem Lúcia Albuquerque de Santana Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.
  • Luiza Hiromi Tanaka Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.27422

Resumo

Objetivo: compreender a percepção dos Coordenadores de Áreas Assistenciais de Enfermagem sobre a supervisão de enfermagem realizada pelos enfermeiros assistenciais no contexto hospitalar. Método: estudo de abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Foram entrevistados 16 coordenadores de enfermagem de um hospital de ensino. Os dados foram analisados pelo método Conteúdo Qualitativo-Temático. Emergiram três categorias empíricas: Supervisão de Enfermagem: Ferramenta Gerencial que Qualifica o Cuidado, Imbricamento entre Administrar e Cuidar e Supervisionar: Reflexo do Processo Formativo e Contexto Institucional. Resultados: a significação dada pelo grupo social dos coordenadores sobre a supervisão de enfermagem praticada revela uma prática gerencial de controle e pouco educativa, porém com impacto positivo para a qualidade assistencial. Conclusão: a percepção dos Coordenadores de Áreas Assistenciais de Enfermagem sobre a supervisão de enfermagem revelou deficiências na implementação atribuídas às lacunas da formação, às demandas excessivas no trabalho e à falta de capacitação em relação à prática da supervisão.
Descritores: Enfermagem. Teoria das Representações Sociais. Supervisão de Enfermagem.

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Biografia do Autor

Claudia Aparecida Dias, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Area de Gerenciamento em Enfermagem e clinica médico-cirurgica.

Dilma Costa Santos, Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo.

Enfermeira. Mestre em Ciências da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. 

Luciana de Oliveira Matias, Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo.

Enfermeira. Mestre em Ciências da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. 

Maria Lucia Silva Servo, Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana-BA.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana-BA.

Carmem Lúcia Albuquerque de Santana, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

Médica. Doutora em Ciências em Saúde. Professora Afiliada do Departamento de Administração e Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

Luiza Hiromi Tanaka, Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo-SP.

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Dias, C. A., Santos, D. C., Matias, L. de O., Servo, M. L. S., Santana, C. L. A. de, & Tanaka, L. H. (2018). REPRESENTAÇÕES DE SUPERVISÃO NA PERSPECTIVA DOS ENFERMEIROS COORDENADORES DE UM HOSPITAL DE ENSINO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.27422

Edição

Seção

Artigo Original