INFRAESTRUTURA E INDICADORES DE ADESÃO À HIGIENE DAS MÃOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Alaíde Francisca de Castro Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0002-3540-7324
  • Maria Cristina Soares Rodrigues Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.26099

Resumo

Objetivo: avaliar a infraestrutura e medir indicadores de adesão à higiene das mãos em Unidade de Terapia Intensiva. Método: estudo de caso descritivo-exploratório, utilizando três instrumentos estruturados para registrar as características dos profissionais, a infraestrutura disponível e a adesão à higiene das mãos. Aplicado teste Quiquadrado. Resultados: as preparações alcoólicas eram insuficientes e as torneiras inadequadas. Foram monitoradas 516 oportunidades de observação e ocorreram 337 ações de higiene das mãos, obtendo-se média de adesão de 65,3%, majoritariamente higiene simples. Existiu diferença da adesão entre os profissionais, com maior taxa dos médicos (77,9%), seguida dos fisioterapeutas (73,8%), enfermeiros (72,1%) e técnicos de enfermagem (57,7%). O momento anterior ao contato com o paciente e antes da realização de procedimentos assépticos apresentaram menor adesão. Evidenciada maior adesão durante a manhã, e sem diferença entre dias da semana. Conclusão: a infraestrutura insuficiente refletiu na baixa adesão à fricção antisséptica.
Descritores: Higiene das Mãos. Unidades de Terapia Intensiva. Avaliação em Saúde. Padrão de Cuidado. Segurança do Paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alaíde Francisca de Castro, Universidade de Brasília

Mestre e Doutoranda em Enfermagem. Chefe de Divisão de Enfermagem. Hospital Universitário de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Maria Cristina Soares Rodrigues, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências da Saúde, com pós-doutorado na University College London. Docente Associado do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Publicado

2018-12-04

Como Citar

de Castro, A. F., & Soares Rodrigues, M. C. (2018). INFRAESTRUTURA E INDICADORES DE ADESÃO À HIGIENE DAS MÃOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.26099

Edição

Seção

Artigo Original