PADRÃO DE ATIVIDADE FÍSICA EM MULHERES COM EXCESSO DE PESO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25738

Resumo

Objetivo: descrever o nível de atividade física de mulheres com excesso de peso. Método: estudo transversal, descritivo. Cento e quarenta e três mulheres foram entrevistadas, utilizando-se o International Physical Activity Questionnaire, e submetidas a avaliação antropométrica, no período de outubro de 2015 a julho de 2016. Os dados foram analisados em frequências relativas e absolutas, médias e desvio padrão (DP). Resultados: idade média foi 50,66 anos (DP=11,55). Predominaram mulheres negras, sem companheiro, com até o segundo grau, em atividade laboral e baixa renda. Maior proporção era obesa (82,5%), com circunferência da cintura não recomendada (≥80 cm). Referente ao nível de atividade física global, 65,4% eram ativas/muito ativas. Considerando o nível de atividade física por domínio, 64,4% eram insuficientemente ativas/sedentárias no trabalho, 78,1% no deslocamento e 85,2% no tempo livre, mas 54,2% eram ativas/muito ativas nas atividades domésticas. Conclusão: o nível de atividade física de mulheres com excesso de peso foi baixo na maioria dos domínios, exceto no domicílio, sendo necessário encontrar estratégias para otimizar a prática de atividade física sobretudo no lazer.
Descritores: Atividade Motora. Mulheres. Obesidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taise Santos do Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia.

MBA em Gestão em Saúde pela FGV.

Especialista em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fernanda Carneiro Mussi, Universidade Federal da Bahia.

Enfermeira. Profa. Associada IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo Interdisciplinar sobre Saúde Cardiovascular.

Cátia Suely Palmeira, Universidade Federal da Bahia.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Faculdade Baiana de Medicina e Saúde Pública. Membro do Grupo Interdisciplinar sobre Saúde Cardiovascular.

Francisco José Godim Pitanga, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador(1981), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria(1998), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia(2004) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina(2010).

Melissa Almeida Santos Paim, Universidade Federal da Bahia.

Enfermeira pela Universidade Federal da Bahia (Salvador, Bahia, Brasil). Residente em Saúde Cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Membro do Grupo Interdisciplinar sobre Saúde Cardiovascular

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Nascimento, T. S. do, Mussi, F. C., Palmeira, C. S., Pitanga, F. J. G., & Paim, M. A. S. (2018). PADRÃO DE ATIVIDADE FÍSICA EM MULHERES COM EXCESSO DE PESO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25738

Edição

Seção

Artigo Original