DESCENTRALIZAÇÃO DO ACESSO AO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE TRATAMENTOS ESPECIAIS EM TUBERCULOSE

Autores

  • Daniela Wilhelm Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional. Porto Alegre/ RS. Brasil.
  • Mauricio Vieira Rodrigues Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Porto Alegre/RS. Brasil.
  • Priscila Tadei Nakata Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.
  • Sabrina da Cunha Godoy Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.
  • Carine Raquel Blatt Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional. Porto Alegre/ RS. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25134

Resumo

Objetivos: Discutir o processo de descentralização do acesso ao Sistema de Informações de Tratamentos Especiais em Tuberculose (SITETB) e caracterizar os pacientes notificados e tratados. Método: Estudo quantitativo realizado a partir das bases de dados do SITETB, no período de 2013 a 2016, no município de Porto Alegre, Brasil, realizado em quatro etapas: elaboração de fluxos, escolha das instituições contempladas com o acesso ao sistema, capacitação das equipes e monitoramento das notificações e acompanhamento dos casos. Resultados: O Sistema de Informações de Tratamentos Especiais em Tuberculose foi descentralizado para cinco centros de referência em tuberculose, nove hospitais gerais, e para o Presídio Central. A maioria dos pacientes notificados está na faixa etária economicamente ativa, são homens e maior predominância da forma pulmonar. Conclusão: A descentralização de sistemas de informação pode trazer desafios que exigem modificações nas relações de gestão e assistência envolvidas neste processo.

Descritores: Tuberculose, Assistência Integral à Saúde, Descentralização; Sistemas de Informação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Wilhelm, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional. Porto Alegre/ RS. Brasil.

Enfermeira no Hospital Sanatório Partenon.  Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil. E-mail: daniela-wilhelm@saude.rs.gov.br.

Mauricio Vieira Rodrigues, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Porto Alegre/RS. Brasil.

Médico no Hospital Sanatório Partenon e no Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-RS).  Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.

Priscila Tadei Nakata, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.

Enfermeira no Hospital Sanatório Partenon. Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.

Sabrina da Cunha Godoy, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.

Farmacêutica no Hospital Sanatório Partenon. Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.

Carine Raquel Blatt, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional. Porto Alegre/ RS. Brasil.

 Professora Adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tutora da Residência Integrada em Saúde - Ênfase em Intensivismo (UFCSPA / IMSCPA). Professora do Programa de Pós Graduação em Hepatologia. Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Mestrado Profissional. 

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Wilhelm, D., Rodrigues, M. V., Nakata, P. T., Godoy, S. da C., & Blatt, C. R. (2018). DESCENTRALIZAÇÃO DO ACESSO AO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE TRATAMENTOS ESPECIAIS EM TUBERCULOSE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25134

Edição

Seção

Artigo Original