DEMANDA DE EXAMES COMPLEMENTARES DE MÉDIA COMPLEXIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.22172

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Exames Médicos, Atenção Secundária à Saúde, Tecnologia Intermediária.

Resumo

Objetivo: analisar a demanda e a presença de justificativa na solicitação de exames complementares de média complexidade pela Atenção Primária à Saúde. Método: estudo descritivo, transversal, realizado em município de pequeno porte do estado de Minas Gerais, Brasil. Variáveis do estudo: principais tipos de exame solicitados, natureza do exame, justificativa para solicitação e parâmetros de cobertura. Para análise utilizou-se estatística descritiva e teste de qui-quadrado de Pearson. Resultados: maior proporção de exames agudos-eletivos em relação aos programáticos, sendo os principais: ultrassonografia (19.64%), mamografia (16,7%) e Radiografia (11,5%). As ultrassonografias ultrapassaram em cinco vezes o parâmetro de cobertura. Não apresentaram justificativa, 54,95% das solicitações. Não houve diferença estatística entre presença de justificativa e tipo de exame. Conclusão: há necessidade de se estabelecer diretrizes para a prática clínica desses profissionais. A alta demanda de exames agudo-eletivos em detrimento dos exames programáticos reflete maior ênfase na doença, indicando a persistência do modelo biomédico.

Descritores: Atenção primária à saúde. Exames médicos. Atenção secundária à saúde. Tecnologia intermediária

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Soto Tonelli, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Mestranda em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Francisco Lana, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Associado IV do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2017-09-28

Como Citar

Tonelli, I. S., & Lana, F. (2017). DEMANDA DE EXAMES COMPLEMENTARES DE MÉDIA COMPLEXIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.22172

Edição

Seção

Artigo Original