MÃE E FILHO NO CÁRCERE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v32.22130Palabras clave:
Relação mãe-filho, Prisões, Recém-nascido, Criança.Resumen
Objetivo: analisar a produção científica acerca da relação mãe e filho no contexto de privação de liberdade. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática da literatura, orientada pelos descritores “relação mãe-filho”, “prisões”, “recém-nascido” e “criança”. Foram acessadas seis bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde e selecionados 13 artigos que aderiam à temática e aos critérios de inclusão. Os dados foram analisados e apresentados em categorias. Resultados: após a análise foram delineadas três categorias: vivenciando a maternidade no ambiente hostil da prisão, relação mãe-filho e formação do vínculo no cárcere e sofrimento psíquico da separação do binômio. Conclusão: a produção científica acerca da relação mãe e filho no contexto de privação de liberdade mostra que é necessária maior atenção à mulher que vivencia a maternidade em situação de privação de liberdade, tendo em vista que o ambiente da prisão tem fortes implicações para o estabelecimento da relação mãe-filho e para a formação do vínculo nesse binômio.
Descritores: Relação mãe-filho. Prisões. Recém-nascido. Criança.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
MODELO DE DECLARACIÓN DE DERECHO DE AUTOR
ESCUELA DE ENFERMERÍA
PROGRAMA DE POS-GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA
Universidade Federal da Bahia
La Coordinación Editorial
Revista Bahiana de Enfermería
CARTA DE CONSENTIMIENTO PARA PUBLICACIÓN, TRANSFERENCIA DE LOS DERECHOS DE AUTOR Y DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD
Declaramos que, en caso de aceptación del manuscrito _____________________________, concordamos con la transferencia de todos los derechos de autor para la Revista Bahiana de Enfermería, vedada cualquier reproducción, total o parcial, en cualquier otra parte o medio de divulgación, impresa o electrónica, sin que la autorización, previa y necesaria, sea solicitada y, si es obtenida, haremos constar el competente agradecimiento a la Revista Bahiana de Enfermería.
Declaración de responsabilidad
- "Certifico que participé suficientemente de la autoría del manuscrito para hacer pública mi responsabilidad por el contenido."
- "Certifico que el manuscrito representa un trabajo original y que ni este manuscrito, en parte o en la íntegra, y ni otro trabajo con contenido substancialmente similar, de mi autoría, fue publicado o está siendo considerado para publicación en otra revista, ya sea en el formato impreso o electrónico."
- "Asumo total responsabilidad por las citas y referencias utilizadas en el texto, así como sobre los aspectos éticos que implican a los sujetos del estudio."
- "Certifico que, si es solicitado, otorgaré o cooperaré en la obtención y suministro de datos sobre los cuales el manuscrito está basado, para examen de los editores."
Firma del (o)s autora(e)s:
____________________________________
____________________________________
____________________________________
Salvador, ___ de ________ de _____.