MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Luciene Marcelina Alves De Oliveira Universidade Guarulhos
  • Ellen Moreira de Souza Universidade Guarulhos
  • Evellyn Franco Pontes Universidade Guarulhos
  • Luciane Lucio Pereira Universidade Guarulhos
  • Maíra Rosa Apostolico
  • Ana Claudia Puggina Universidade Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.17898

Resumo

Objetivos: mensurar a motivação no uso de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação a Distância de alunos do curso de enfermagem e avaliar a interferência de características pessoais na motivação para o uso dessas tecnologias. Método: estudo transversal quantitativo com o uso da Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino. Foram realizadas análises descritiva e inferencial. Resultados: a amostra de 188 alunos de graduação em enfermagem apresentou baixa média de motivação, com escore médio de 77,49 (±25,57). A desmotivação no uso da Tecnologia da Informação e Comunicação foi evidente e mais acentuada no sexo feminino. Conclusão: em geral, maior motivação foi encontrada em alunos viúvos ou separados e naqueles matriculados no quinto ou oitavo semestres.

Descritores: Educação a distância. Educação superior. Tecnologia educacional. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Marcelina Alves De Oliveira, Universidade Guarulhos

Graduanda do curso de Enfermagem na Universidade Guarulhos. Bolsista PIBIC UNG 2014-2015. E-mail: lucienemarcelina@hotmail.com. Contribuição da autora: realizou a coleta e análise dos dados.

Ellen Moreira de Souza, Universidade Guarulhos

Graduanda do curso de Biomedicina da Universidade Guarulhos. E-mail: moreira.ellen@outlook.com. Contribuição da autora: realizou a coleta e análise dos dados.

Evellyn Franco Pontes, Universidade Guarulhos

Mestre em Tecnologias em Educação. Coordenadora Pedagógica de Educação a Distância da UnG Digital, Universidade Guarulhos (UNG), SP, Brasil. E-mail: epontes@ung.br. Contribuição da autora: Revisão do texto e elaboração da introdução. 

Luciane Lucio Pereira, Universidade Guarulhos

Enfermeira. Doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Santo Amaro. Docente Colaboradora da Universidade Católica Portuguesa. E-mail: lucianeluciopereira@gmail.com. Contribuição da autora: Revisão do texto

Ana Claudia Puggina, Universidade Guarulhos

Enfermeira. Doutora em Ciências. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Guarulhos (UNG). E-mail: apuggina@prof.ung.br. Contribuição da autora: elaboração do projeto de pesquisa, orientou e supervisionou a coleta dos dados, realizou análise dos dados e redação do artigo.

 

Publicado

2017-09-28

Como Citar

De Oliveira, L. M. A., de Souza, E. M., Pontes, E. F., Pereira, L. L., Apostolico, M. R., & Puggina, A. C. (2017). MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.17898

Edição

Seção

Artigo Original