CONTRIBUTOS PARA O AGIR DA ENFERMAGEM: DESCRIÇÃO DE UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Maicon Machado Sulzbacher Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Fabiano Pereira dos Santos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Cintia Beatriz Goi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Priscila da Silva Matter Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Gerli Elenise Gehrke Herr Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.17078

Palavras-chave:

Enfermagem em saúde comunitária, Educação em enfermagem, Saúde da família

Resumo

Objetivo: descrever vivências de estudantes do curso de enfermagem em unidades de Estratégias Saúde da Família. Metodologia: relato de experiência, elaborado após estágio realizado em duas unidades de saúde do município de Ijuí (RS), Brasil, desenvolvido durante fevereiro e abril de 2016 em consonância com o Estágio Curricular Supervisionado I. Resultados: durante o estágio, os estudantes foram instigados a percorrer os caminhos teóricos e práticos no agir do enfermeiro na observação da realidade e aplicação do conhecimento conceitual, voltado para o raciocínio clínico de acordo com a assistência integral e para o gerenciamento da unidade e da equipe de saúde. Conclusões: a vivência dos estudantes em campo prático possibilitou que os acadêmicos pudessem agir, baseando- -se nos conhecimentos previamente discutidos em aulas teóricas, assim como inteirar-se sobre a importância do papel desempenhado pelo enfermeiro em uma ESF, suas ações e atribuições.

Descritores: Enfermagem em Saúde Comunitária; Educação em Enfermagem; Saúde da Família; Integralidade em Saúde.

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Biografia do Autor

Maicon Machado Sulzbacher, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Discente. Bolsista CNPQ do grupo de pesquisa GPEF. Graduação em Enfermagem na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Fabiano Pereira dos Santos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Discente. Graduação em Enfermagem na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Cintia Beatriz Goi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Discente. Graduação em Enfermagem na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Priscila da Silva Matter, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Discente. Graduação em Enfermagem na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Gerli Elenise Gehrke Herr, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Mestranda/Programa Atenção Integral à Saúde na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Enfermeira, Professora Doutora, Curso de Graduação em Enfermagem / Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ. Ijuí (RS), Brasil.

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Sulzbacher, M. M., Santos, F. P. dos, Goi, C. B., Matter, P. da S., Herr, G. E. G., & Kolankiewicz, A. C. B. (2016). CONTRIBUTOS PARA O AGIR DA ENFERMAGEM: DESCRIÇÃO DE UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.17078

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso