EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS PRÁTICAS DO SUBSISTEMA PROFISSIONAL DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15726Palabras clave:
Enfermagem, Promoção da Saúde, Educação em Saúde, CulturaResumen
Objetivo: conhecer a educação em saúde nas práticas do subsistema profissional de saúde, na perspectiva de discentes e docentes de pós-graduação. Método: pesquisa qualitativa, articulada com o referencial teórico metodológico de Paulo Freire, consistindo de três momentos realizados no Círculo de Cultura – investigação temática, codificação e descodificação – e de desvelamento crítico. Participaram 13 discentes e 3 docentes do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de uma Universidade pública do Sul do Brasil. Resultados: foram desveladas dez temáticas em relação à educação em saúde, agrupadas em dois temas: educação em saúde frente à dificuldade de articulação dos saberes na prática profissional; e educação e políticas públicas. Conclusão: nas práticas do subsistema profissional de saúde, a educação em saúde, na perspectiva de discentes e docentes de pós-graduação, está vinculada às dificuldades de articulação dos saberes e às fragilidades na relação com as políticas públicas.
Descritores: Enfermagem; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Cultura
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