TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador UFRN
  • Cláudia Cristiane Filgueira Martins UFRN
  • Kisna Yasmin Andrade Alves UFRN
  • Marta Silvanêre Pereira UFRN
  • Viviane Euzébia Pereira Santos UFRN
  • Francis Solange Vieira Tourinho UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v29i1.9883

Palavras-chave:

Educação em enfermagem. Tecnologia. Ensino.

Resumo

O estudo aborda a temática do uso da tecnologia no ensino de enfermagem. Objetiva-se discutir acerca das possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem, abarcando: o e-portfólio, o web-podcasting, a wiki, o special interest group (SIG), a tele-enfermagem, a simulação realística, o objective structured clinical evaluation (OSCE), a tele-imersão e os ambientes virtuais. Ensaio teórico, tecido à luz dos princípios da andragogia. Foi respondida a questão: quais as possibilidades e benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem? Para tanto, teceram-se considerações acerca do uso das ferramentas tecnológicas no ensino de enfermagem – possibilidades e benefícios. A incorporação de ferramentas tecnológicas no ensino da enfermagem condiz com os princípios da andragogia, estimulando o raciocínio clínico através da utilização de metodologias ativas de ensino/aprendizagem; enquanto que na pedagogia tem-se como princípio metodológico a transmissão de técnicas.

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Biografia do Autor

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, UFRN

Enfermeira. Professora da Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda em Enfermagem pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa: Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e enfermagem - UFRN.

Cláudia Cristiane Filgueira Martins, UFRN

Enfermeira. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda em Enfermagem pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa: Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e enfermagem - UFRN.

Kisna Yasmin Andrade Alves, UFRN

Enfermeira. Professora Substituta da Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Enfermagem pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa: Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e enfermagem - UFRN.

Marta Silvanêre Pereira, UFRN

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do grupo de pesquisa: Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e enfermagem - UFRN.

Viviane Euzébia Pereira Santos, UFRN

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem e líder do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francis Solange Vieira Tourinho, UFRN

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem e Vice-líder do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2015-05-20

Como Citar

Candido de Oliveira Salvador, P. T., Filgueira Martins, C. C., Andrade Alves, K. Y., Silvanêre Pereira, M., Pereira Santos, V. E., & Vieira Tourinho, F. S. (2015). TECNOLOGIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 29(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v29i1.9883

Edição

Seção

Reflexão/Ensaio