CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA SOBRE CRACK: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Laura Silveira da Silva UFRGS
  • Débora Schlotefeldt Siniak UFRGS
  • Aline Basso da Silva UFRGS
  • Leandro Barbosa de Pinho UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v28i1.6960

Palavras-chave:

crack, enfermagem, saúde mental, transtornos relacionados ao uso de substâncias

Resumo

Trata-se de revisão integrativa, com o objetivo de caracterizar a produção científica dos artigos brasileiros de enfermagem sobre crack. Foram analisados 11 artigos publicados nas bases de dados BDENF, Lilacs, SciELO, CINAHL, PsycINFO, Cuiden e Medline, no período de janeiro/2002 a junho/2012. Nos resultados encontrou-se que 82% dos artigos eram de língua portuguesa, 36% deles foram publicados entre 2010 e 2012. Os artigos abordavam: padrão de consumo e perfil do usuário; comportamentos de risco associados ao uso do crack; possibilidades de tratamento através de internações. Concluiu-se que o tema é rico e provocativo ao campo da saúde, mas ainda carente de investigações e publicações. Isso se reflete na área de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Schlotefeldt Siniak, UFRGS

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Santo Ângelo - URISAN/2011. Mestranda da UFRGS na linha de Políticas, avaliação e atenção em saúde e enfermagem, tendo como eixo temático a Saúde Mental. Atualmente também desenvolve atividades como bolsista CAPES/REUNI.

Aline Basso da Silva, UFRGS

Enfermeira. Especialista em Atenção Psicossocial no âmbito do SUS pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro dos grupos de Estudo e Pesquisa em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental- GEPESM/ UFRGS e Grupo de pesquisa em Saúde Mental e Saúde Coletiva- UFPel.

Leandro Barbosa de Pinho, UFRGS

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2009), com estágio de doutoramento na Faculdade de Humanidades da Universidad de Almería (Espanha). Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando no eixo temático saúde mental, e vem desenvolvendo estudos na área de concentração de Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem e na Linha de Pesquisa em Políticas, avaliação e atenção em saúde e enfermagem.

Publicado

2014-09-17

Como Citar

Silva, L. S. da, Siniak, D. S., Silva, A. B. da, & Pinho, L. B. de. (2014). CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA SOBRE CRACK: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 28(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v28i1.6960

Edição

Seção

Revisão