UMA REFLEXÃO PARA A DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vanilda Souza Sales Neta Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v26i3.6476

Palavras-chave:

Racismo e Saúde, cotidiano da população negra, equidade.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade, discutir sobre a temática do racismo enquanto determinante social das condições de saúde da população brasileira, através do relato de experiência da implantação da disciplina Racismo e Saúde: Pressupostos Teóricos para a Promoção do Cuidar, durante o Curso de Pós-Graduação/ Mestrado em Enfermagem na Universidade Federal da Bahia. A disciplina foi baseada em aulas discursivas, leitura e análise de textos, apresentação de filmes, salientando a importância de enfocar a dimensão étnico-racial nos estudos da saúde, dando visibilidade a questões que envolvem diretamente o cotidiano da população negra e desafios para o avanço da equidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanilda Souza Sales Neta, Universidade Federal da Bahia

Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia - 1999 a 2004; Pós-Graduação "Lato Sensu" em Enfermagem Intensiva sob a forma de Residência, UFBa/ISG/HC - 2004 a 2006; Área de Atuação: Unidade de Cuidados Semi-Intensivos - 2006 até o presente; Função: Enfermeira Assistencial.

Publicado

2014-01-24

Como Citar

Sales Neta, V. S. (2014). UMA REFLEXÃO PARA A DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 26(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v26i3.6476

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso