ANÁLISE DOS CASOS NOTIFICADOS DE TUBERCULOSE NA REGIÃO CENTRO-OESTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.43082

Resumo

Objetivo: analisar a caracterização dos casos de tuberculose notificados na região Centro-Oeste, no período de 2010 a 2019. Método: estudo ecológico, longitudinal, que utilizou, para análise estatística, o programa Microsoft Excel 2010 (cálculo das frequências) e o teste Chi quadrado (X2) (verificar se as frequências diferiam). Resultados: observou-se maior prevalência da tuberculose em pacientes do sexo masculino (70,8%), pertencentes à faixa etária entre 25-34 anos (23,6%), da raça/cor parda (53%), moradores da zona urbana (83%) e que não tiveram sua escolaridade declarada (28,6%). Ao considerar aspectos epidemiológicos, destacaram-se casos novos (82,6%), na forma pulmonar (85,6%), com soropositividade negativa ao HIV (60,4%) e que não tiveram declarado o hábito de tabagismo (51,1%). Conclusão: os casos de tuberculose notificados na região Centro-Oeste assemelham-se aos encontrados na literatura, reforçando que a tuberculose é uma doença infecciosa atual e sua erradicação ainda exige muito trabalho e políticas públicas efetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Souza Silva, Centro Universitário de Goiatuba - UniCerrado

Possui Ensino Médio Completo pelo Colegio Estadual Silvio Gomes de Melo Filho (2015). Graduação em andamento em Enfermagem pelo Centro Universitário de Goiatuba - UniCerrado.

Paulienne Ramos da Silva Matias, Centro Universitário de Goiatuba - UniCerrado

Possui graduação em Enfermagem - Bacharel e Licenciatura pela Universidade Católica de Goiás (2008) e Pós-graduação (Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO (2010). Mestranda em Saúde Coletiva (IPTSP-UFG), com ênfase em Promoção da Saúde. Professora efetiva do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Goiatuba - UNICERRADO. Tem experiência em Atuação Hospitalar na área de Enfermagem, e em Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da Família.

Lucíola Silva Sandim, Centro Universitário de Goiatuba - UniCerrado

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Triângulo 2007/1, especialista em Terapia Intensiva e Urgência e Emergência pela Faculdade do Vale do Itajaí Mirim e Gestão da qualidade dos serviços de saúde pela Faculdade Delta, mestre em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva-SOBRATI 2016/1, mestre em enfermagem pela Faculdade de enfermagem da UFG 2019/1, doutoranda em Gerontologia pela UCB 2020/1, atualmente é docente titular no Centro Universitário de Goiatuba- UNICERRADO. Tem experiência na área de docência, com ênfase em relacionamento interpessoal e comunicação em saúde, saúde coletiva e educação continuada. Líder da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Epidemiologia e Cuidados em Doenças Transmissíveis-LAIECDT e membro da International Health Literacy Association e da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS).

Maria Goretti Queiroz, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (1982), mestrado m Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de recursos humanos na saúde e políticas públicas. Coordenou o Projeto de Reorientação da Formação da Faculdade de Odontologia da UFG e foi tutora do PET, de 2009 a 2012. Tutora dos I e II Curso EaD de Qualificação de Gestores do SUS, turmas do estado de Goiás. Professora no Curso de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Núcleo de Saúde Coletiva da UFG e do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde. Coordenou o curso de graduação em Odontologia da UFG de 2012 a maio de 2016. Presidiu o Nucleo Docente Estruturante da Curso de Odontologia da UFG de julho de 2016 a julho de 2019. Coordenadora do Programa de Pós Graduação Ensino na Saúde da FM/UFG (Mestrado Profissional).

Jeovana Romero de Serqueira, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Mato Grosso (2011), com especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família (2012), Controle de Infecção Hospitalar (2018), Gestão de Sala de Aula em Ensino Superior em fase de conclusão e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva IPTSP / UFG. Atuação em Atenção Básica (2012-2013), gestão de Controle das Infecções Hospitalares e Segurança do Paciente, responsabilidade técnica de PGRSS, gerenciamento da CME, gestão do programa de Educação Permanente e assistência de Enfermagem pelo Hospital Municipal de Mineiros (2013-2016). Atuou também na urgência e emergência e classificação de risco pela Unidade de Pronto Atendimento "Dr. Filgueiras Júnior", docência em ensino superior em enfermagem pela UNEMAT (2012), FAMP (2015-2017). Atualmente é docente efetiva da UNIFIMES em Mineiros, modulada no curso de medicina, coordenadora do projeto de extensão "Campanha de Combate a Hanseníase, Tuberculose e Leishmaniose" e "Ambulatório da Dor", orientadora da Liga Multidisciplinar para Estudos da Dor - UF e atua como enfermeira, doula, educadora e consultora perinatal e em aleitamento materno, terapeuta floral e holística pela Jeovana Romero - Consultoria e Assistência de Enfermagem.

Publicado

2022-02-04

Como Citar

Silva, Y. S., Matias, P. R. da S., Sandim, L. S., Queiroz, M. G., & de Serqueira, J. R. (2022). ANÁLISE DOS CASOS NOTIFICADOS DE TUBERCULOSE NA REGIÃO CENTRO-OESTE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.43082

Edição

Seção

Artigo Original