RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL: PERSPECTIVAS SOBRE FORMAÇÃO E CAMPO DE TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.39080

Resumo

Objetivo: descrever a perspectiva de enfermeiros egressos de um programa de residência de Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental em Alagoas sobre a formação e o campo de trabalho. Método: estudo exploratório, qualitativo, realizado com dez enfermeiros egressos de um programa de residência de Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental no Nordeste do Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gravação de áudio. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática e discutidos à luz dos referenciais teóricos da Reforma Psiquiátrica e da Enfermagem em Saúde Mental. Resultado: as categorias temáticas identificadas foram “Processo de Formação: expectativas versus realidade” e “Campo de Trabalho: oportunidades e satisfação profissional”. Considerações finais: em relação à formação, os enfermeiros egressos sentiam-se satisfeitos com o conhecimento proporcionado pela residência; em relação ao campo de trabalho, manifestaram frustração por não serem aproveitados, mesmo sendo profissionais especializados e aptos para contribuir para a qualificação do serviço.

Descritores: Enfermagem. Internato não Médico. Enfermagem Psiquiátrica. Saúde Mental. Serviços de Saúde Mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Victor dos Santos Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São paulo (EERP/USP).

Thyara Maia Brandão, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Amanda Cavalcante de Macêdo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Enfermeira. Doutora em Linguística. Professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Keila Cristina Pereira do Nascimento Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Enfermeira. Doutora em Serviço Social. Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (EENF/UFAL).

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Ciências. Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (PROPEP/UNCISAL).

Ronildo Alves dos Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)

Filósofo. Doutor em Filosofia. Professor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Publicado

2021-02-05

Como Citar

Silva, J. V. dos S., Brandão, T. M., Macêdo, A. C. de, Oliveira, K. C. P. do N., Ribeiro, M. C., & Santos, R. A. dos. (2021). RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL: PERSPECTIVAS SOBRE FORMAÇÃO E CAMPO DE TRABALHO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.39080

Edição

Seção

Artigo Original