USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE

Autores

  • Graziele Ribeiro Bitencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-9130-9307
  • Andreia Fabia de Melo Ferreira Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-9952-719X
  • Maria Helena de Souza Praça do Amaral Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-7187-9206
  • Stella Maris Gomes Renault Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-6908-3364
  • Jaqueline Olimpio da Silva Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-3327-2160
  • Katerine Moraes dos Santos Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-2064-5207

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.36844

Resumo

Objetivo: refletir sobre o uso de indicadores na avaliação da qualidade do serviço de educação permanente. Método: estudo descritivo, tipo análise reflexiva da literatura, à luz dos pilares da qualidade. Resultados: a avaliação da qualidade do serviço de educação permanente remete ao monitoramento dos indicadores associados à frequência dos profissionais nas atividades propostas, abandono na sequência dos treinamentos e satisfação com as atividades. Outros indicadores são relacionados ao próprio serviço de educação permanente, mediante o monitoramento da taxa de cancelamento das ações, tempo médio de capacitações e o valor investido no planejamento das ações. Dessa forma, a avaliação dos indicadores com base nos pilares da qualidade de eficácia, efetividade, eficiência, aceitabilidade, legitimidade e equidade pode auxiliar no planejamento e na análise dos treinamentos ofertados. Conclusão: o uso de indicadores na educação permanente favorece a análise retrospectiva e prospectiva das atividades por meio dos próprios profissionais e do serviço de educação permanente.

Descritores: Educação Permanente. Processo de Trabalho. Serviços de Saúde. Indicadores de Serviços. Gestão em Saúde.

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Biografia do Autor

Graziele Ribeiro Bitencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora assistente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e enfermeira do Hospital Universitário Gaffree e Guinle/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Andreia Fabia de Melo Ferreira, Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista. Hospital Universitário Gaffree e Guinle / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Maria Helena de Souza Praça do Amaral, Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestrado. Hospital Universitário Gaffree e Guinle / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Stella Maris Gomes Renault, Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestrado. Hospital Universitário Gaffree e Guinle / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Jaqueline Olimpio da Silva, Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista. Hospital Universitário Gaffree e Guinle / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Katerine Moraes dos Santos, Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestrado. Hospital Universitário Gaffree e Guinle / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Bitencourt, G. R., de Melo Ferreira, A. F., Praça do Amaral, M. H. de S., Renault, S. M. G., da Silva, J. O., & dos Santos, K. M. (2020). USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.36844

Edição

Seção

Reflexão/Ensaio