ANÁLISE CURRICULAR DO ENSINO DA BIOÉTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL

Authors

  • Flavia Caselli Pacheco Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Brasília-DF, Brasil. Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, CEP 70.910-970 - Brasília, DF - Brasil – Caixa postal: 04554, Telefone: (61) 3307-2515, Ramal: 2261
  • Beatriz Regina Lima de Aguiar Universidade de Brasilia- UnB
  • Mayssa Conceição Araújo Universidade de Brasília- UnB
  • Clara Abreu Ramos Universidade de Brasília- UnB
  • Fayda da Cruz Protasio Universidade de Brasília- UnB
  • Dirce Bellezi Guilhem Universidade de Brasília- UnB

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27684

Abstract

Objetivo: descrever as características das instituições de ensino superior em enfermagem e analisar o ensino da bioética nos currículos de cursos de bacharelado em enfermagem do país. Método: estudo exploratório e descritivo dos currículos de enfermagem em instituições de ensino superior. Resultados: entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2016, foram contabilizados, no último Censo de Educação Superior do país, 936 cursos de graduação em enfermagem em atividade, grau acadêmico bacharelado e modalidade presencial. Das 701 instituições de ensino superior em enfermagem com a grade curricular disponível eletronicamente, os cursos de ensino superior em enfermagem ofertados nas regiões Sudeste (466 – 43,3%) e Nordeste (242 – 22,5%), também foram os que mais tiveram a disciplina de bioética no currículo. Conclusão: a análise do ensino da bioética nos currículos de cursos de bacharelado em enfermagem do país permitiu concluir-se que esse conhecimento pode auxiliar as escolhas morais dos envolvidos, concorrendo para o aprimoramento dos processos de ensino e das ações de cuidado no âmbito da saúde.

Descritores: Educação em Enfermagem. Currículo. Bioética. Ética em Enfermagem. Educação Superior

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flavia Caselli Pacheco, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Brasília-DF, Brasil. Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, CEP 70.910-970 - Brasília, DF - Brasil – Caixa postal: 04554, Telefone: (61) 3307-2515, Ramal: 2261

Chamo-me Flávia Caselli Pacheco, tenho 37 anos, tenho Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília- UnB (2016- 2020), sou Mestre em Doenças Infecciosas pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES (2010-2012), Especialista em andamento em Bioética pela Cátedra UNESCO de Bioética da UnB (2016), Especialista em Gestão e Controle de Infecção Hospitalar pela Faculdade Brasileira de Recursos Humanos- HOYLER (2007-2008), Graduada em Enfermagem pelas Faculdades Integradas São Pedro FISP/FAESA/AEV (2000-2004). Atualmente estou como Consultora no Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2012-2018). Tenho experiência como Docente de Ensino Superior em Instituição Pública e Privada (2007-2016) nos cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Odontologia, Nutrição, Educação Física, Fonoaudiologia e Química, como Tutora do curso de Especialização Gestão em Saúde da UFES (2013), como professora em curso de Pós-Graduação em Controle de Infecção Hospitalar (2015-2016), com serviço técnico especializado de nível superior no Laboratório de Análises Clínicas Tommasi (2001-2010) e em pesquisas com bactérias multirresistentes provenientes de pacientes hospitalizados (2005-2012).

Beatriz Regina Lima de Aguiar, Universidade de Brasilia- UnB

Acadêmico de enfermagem

Mayssa Conceição Araújo, Universidade de Brasília- UnB

Acadêmica de enfermagem

Clara Abreu Ramos, Universidade de Brasília- UnB

Acadêmica de enfermagem

Fayda da Cruz Protasio, Universidade de Brasília- UnB

Acadêmica de enfermagem.

Dirce Bellezi Guilhem, Universidade de Brasília- UnB

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Adventista de Enfermagem (1978), atual Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (1994), doutora em Ciências da Saúde (Bioética) pela Universidade de Brasília (2000), pós-doutora em Bioética e Ética em Pesquisa com Seres Humanos pela Facultad Latinoamerica de Ciencias Sociales (FLACSO-Argentina) em pareceria com a Albert Einstein College of Medicine, USA (2003), e pós-doutora em Bioética pela Universidad Complutense de Madrid (2009). Professora titular e pesquisadora da Universidade de Brasília, coordenadora do Laboratório de Bioética, Ética em Pesquisa e Integridade Científica, orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Enfermagem da UnB. Membro da Comissão Consultiva da Área de Enfermagem do Sistema ARCU-SUL (nacional e regional) do INEP/MS desde junho de 2014. Membro da Comissão de Educação em Pós-Graduação do Centro de Educação em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem nos anos de 2014-2016. Consultora temporária do Programa Especial de Pesquisa e Capacitação em Doenças Tropicais (TDR/WHO), desde 2007. Consultura ad hoc de periódicos científicos internacionais e nacionais na área de Bioética, Saúde Pública e Enfermagem. Desenvolveu atividades de assessoria junto ao Ministério da Saúde ? SCTIE/Decit para o tema de ética em pesquisa. Foi membro da Conep (2001-2003; 2008-2009). Atuou como membro de comitês de ética em pesquisa no período de 1997-2017. Presidente do Foro Latinoamericano y del Caribe de Comités de Ética en Investigación para la Salud (FLACEIS) entre 2006-2013. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UnB entre 2011-2014. Tem experiência e desenvolve projetos educativos, de pesquisa e de popularização da ciência sobre bioética, ética em pesquisa e integridade cinetífica, gênero, saúde pública, e HIV/Aids. Autora de artigos, livros, capítulos de livros, além de trabalhos técnicos na área de bioética e ética em pesquisa. Orientadora de teses, dissertações, monografias e trabalhos de iniciação científica. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq.

Published

2019-11-14

How to Cite

Pacheco, F. C., Aguiar, B. R. L. de, Araújo, M. C., Ramos, C. A., Protasio, F. da C., & Guilhem, D. B. (2019). ANÁLISE CURRICULAR DO ENSINO DA BIOÉTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL. Revista Baiana De Enfermagem, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27684

Issue

Section

Original Article