INFLUÊNCIA DO CICLO LUNAR NA FREQUÊNCIA DE ADMISSÕES HOSPITALARES NA MATERNIDADE: ESTUDO RETROSPECTIVO

Autores

  • Jessica Torres Grasel Hospital Universitário de Santa Maria
  • Thamiza Laureany da Rosa dos Reis Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas
  • Jacqueline Silveira de Quadros Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.26537

Resumo

Objetivo: Avaliar se a frequência de admissões hospitalares na maternidade sofre influência do ciclo lunar Método: Estudo analítico, documental, retrospectivo, com abordagem quantitativa. Desenvolvido em uma maternidade no Sul do Brasil, no período de julho de 2013 até julho de 2014 e a amostra foi composta por 845 prontuários de parturientes. Análise dos dados descritiva e utilizou-se teste exato de Fischer e Qui-Quadrado. Resultados: Aproximadamente 84% (n = 709) das mulheres não foram admitidas na maternidade cenário do estudo durante os dias de mudança de lua e não houve diferença significativa entre o número de admissões em cada fase lunar, determinando (p=0,1116). Conclusão: Evidenciou-se que a mudança de fases da lua não foi fator determinante para o aumento da demanda de cuidados obstétricos e admissão hospitalar na instituição cenário deste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Torres Grasel, Hospital Universitário de Santa Maria

Enfermeira obstetra graduada e especialista pelo Centro Universitário Franciscano. Atualmente exerce o cargo público de enfermeira no Hospital Escola da Universidade Federal de Santa Maria.

Thamiza Laureany da Rosa dos Reis, Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira obstetra graduada pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista pelo Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica do Centro Universitário Franciscano. Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente exerce o cargo público de enfermeira obstetra no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas.

Jacqueline Silveira de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Franciscano. Realizou Residência em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário Franciscano. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Torres Grasel, J., da Rosa dos Reis, T. L., & Silveira de Quadros, J. (2018). INFLUÊNCIA DO CICLO LUNAR NA FREQUÊNCIA DE ADMISSÕES HOSPITALARES NA MATERNIDADE: ESTUDO RETROSPECTIVO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.26537

Edição

Seção

Artigo Original