TESTE RÁPIDO PARA HIV: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25885

Resumo

Objetivo: apreender as representações sociais dos profissionais de saúde da atenção básica face o teste rápido para anticorpos contra o HIV. Método: pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, em sua abordagem estrutural, com utilização do software EVOC para processamento e análise dos dados. A coleta de dados foi realizada entre os meses de fevereiro e março de 2017, em unidades básicas no município de Senhor do Bonfim, estado da Bahia, Brasil. Resultados: para o termo indutor “teste rápido”, os elementos presentes no núcleo central da representação social foram “medo, HIV, doenças, agilidade”. Chama atenção que o termo “medo”, evocado por 67% dos profissionais, apresenta-se como o mais importante componente de acordo com sua hierarquia. Conclusão: ao assumir a liberdade de falar pelo outro, os profissionais estudados revelaram o “medo” como elemento de maior importância na realização do teste rápido e também elementos representacionais que acompanham a aids desde a sua aparição. 

Descritores: HIV. Testes sorológicos. Atenção básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Andrade Almeida Junior, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Enfermagem - UNEB campus VII, Senhor do Bonfim BA.

Alexia Aline da Silva Moraes, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Enfermagem - UNEB campus VII, Senhor do Bonfim BA.

Marizete Alves da Silva de Amorim Barreto, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Enfermagem - UNEB campus VII, Senhor do Bonfim BA.

Fabiane da Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Enfermagem - UNEB campus VII, Senhor do Bonfim BA.

Cleuma Sueli Santos Suto, Universidade do Estado da Bahia

Enfermeira, em andamento no curso de doutoramento pela EEUFBA. Mestra em enfermagem pela UFBA, especialização em Obstetrícia e Saúde Pública pela UEFS. Professora da Universidade do Estado da Bahia- Campus VII. Integrante do Grupo de Pesquisa Saúde da mulher, gênero e integralidade do cuidado. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, gestão, atenção básica, sexualidade e HIV/Aids.

Larissa Beatriz Ferreira de Paiva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira Obstétrica, graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Integrante do Centro de Estudos em Saúde da Mulher (GEM) da UFBA. Coordenadora da comissão permanente de Publicação e Divulgação da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras/os obstetras e neonatais (Seccional Bahia).

Publicado

2018-07-18

Como Citar

Almeida Junior, J. A., Moraes, A. A. da S., Barreto, M. A. da S. de A., Santos, F. da S., Suto, C. S. S., & de Paiva, L. B. F. (2018). TESTE RÁPIDO PARA HIV: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25885

Edição

Seção

Artigo Original