INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DE PROGRAMAS DE MELHORIA DA QUALIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Graziela Caldana Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Leticia Cristina Hirotani Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Carmen Silvia Gabriel Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Larissa Gutierrez de Carvalho Silva Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Andrea Bernardes

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.22292

Palavras-chave:

Acreditação. Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde. Questionários.

Resumo

 

Objetivo: avaliar os resultados de programas de melhoria da qualidade no contexto hospitalar. Método: revisão integrativa de artigos publicados, no período de 2003 a 2016, nas bases de dados MEDLINE, LILACS e CINAHL. Resultados: foram identificados 12 instrumentos com diferentes métodos de avaliação, a saber: questionários, entrevistas semiestruturadas, checklists, análise documental e estudos de caso. Conclusão: os estudos destacaram que os resultados de programas de melhoria da qualidade no contexto hospitalar registraram melhora na qualidade assistencial, na segurança e satisfação do paciente e na infraestrutura. Descritores: Acreditação. Garantia da qualidade dos cuidados de saúde. Questionários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Caldana, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Leticia Cristina Hirotani, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Carmen Silvia Gabriel, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Faculdade de Saúde Pública de São Paulo. Docente de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Larissa Gutierrez de Carvalho Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina - PR -  Brasil.

Andrea Bernardes

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Publicado

2018-07-24

Como Citar

Caldana, G., Hirotani, L. C., Gabriel, C. S., Silva, L. G. de C., & Bernardes, A. (2018). INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DE PROGRAMAS DE MELHORIA DA QUALIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.22292

Edição

Seção

Revisão