CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA PESSOAS COM DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL: MAPEAMENTO CRUZADO

Autores

  • Vanete Aparecida de Sousa Vieira Universidade Federal de São João del Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu.
  • Cissa Azevedo Universidade Federal de Minas Gerais. http://orcid.org/0000-0001-5881-5710
  • Fabiana de Castro Sampaio Universidade Federal de São João del Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu.
  • Patrícia Peres de Oliveira Universidade Federal de São João del Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu.
  • Juliano Teixeira Moraes Universidade Federal de São João del Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu.
  • Luciana Regina Ferreira da Mata Universidade Federal de São João del Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.21498

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Estratégia Saúde da Família, Classificação, Hipertensão, Diabetes Mellitus.

Resumo

Objetivo: identificar os cuidados prescritos por enfermeiros de Estratégias de Saúde da Família a hipertensos e diabéticos e compará-los com a linguagem padronizada da Classificação das Intervenções de Enfermagem. Método: estudo transversal, realizado entre fevereiro a setembro de 2016, por meio do mapeamento cruzado de cuidados
prescritos por enfermeiros aos pacientes hipertensos e diabéticos, com intervenções propostas pela Classificação das Intervenções de Enfermagem. Resultados: identificou-se 86 cuidados e selecionou-se 107 intervenções, sendo que 67 apresentaram correspondência com cuidados de enfermagem e, destas, 32 foram mapeadas uma única vez. A intervenção “precauções cardíacas” apresentou correspondência com maior número de cuidados de enfermagem (n = 16), seguida de “aconselhamento nutricional” (n = 14). Conclusão: foram identificados os principais cuidados de enfermagem prescritos por enfermeiros da Atenção Primária à Saúde durante a assistência ao hipertenso e diabético, bem como a equivalência destes com 67 intervenções da Classificação das Intervenções de Enfermagem.


Descritores: Cuidados de enfermagem. Estratégia Saúde da Família. Classificação. Hipertensão. Diabetes mellitus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanete Aparecida de Sousa Vieira, Universidade Federal de São João del Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)- Campus Centro Oeste Dona Lindu. Residente em Enfermagem pelo Programa de Residência Profissional em Área da Saúde Enfermagem na Atenção Básica / Saúde da Família, da Universidade Federal de São João del-Rei.

Cissa Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais.

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de São João del Rei - Campus Centro Oeste Dona Lindu (2009 - 2013). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei/ CCO (2014 - 2015). Atualmente, é Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Fabiana de Castro Sampaio, Universidade Federal de São João del Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

Enfermeira. Residente em Enfermagem pelo Programa de Residência Profissional em Área da Saúde Enfermagem na Atenção Básica / Saúde da Família, da Universidade Federal de São João del-Rei. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del-Rei (2014). 

Patrícia Peres de Oliveira, Universidade Federal de São João del Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/MG). Docente do Programa de Pós-graduação Mestrado acadêmico em Enfermagem (UFSJ/MG). Líder do Grupo de Pesquisa: Oncologia ao Longo do Ciclo de Vida (CNPq). Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), mestrado em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). 

Juliano Teixeira Moraes, Universidade Federal de São João del Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

Doutor em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Especialista em Enfermagem em Estomaterapia (UNITAU/SP) e em Ativadores do processo de formação em ensino superior em saúde (FIOCRUZ/ENSP). Atualmente é Docente Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Luciana Regina Ferreira da Mata, Universidade Federal de São João del Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

Doutora pelo programa de pós-graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP (2013) com período sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. Professora Adjunto II da Universidade Federal de São João Del Rei. 

Autor correspondente: Luciana Regina Ferreira da Mata. Universidade Federal de São João del Rei – Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Divinópolis, Minas Gerais (MG), Brasil. Email: luregbh@yahoo.com.br. Endereço para correspondência: Av. Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Bairro Chanadour, CEP 35504-296 ― Divinópolis (MG), Brasil.


Publicado

2017-12-20

Como Citar

Vieira, V. A. de S., Azevedo, C., Sampaio, F. de C., Oliveira, P. P. de, Moraes, J. T., & Mata, L. R. F. da. (2017). CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA PESSOAS COM DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL: MAPEAMENTO CRUZADO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(4). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.21498

Edição

Seção

Artigo Original