SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO

Autores

  • Marcelo Nunes da Silva Fernandes UFSM
  • Carmem Lúcia Colomé Beck
  • Teresinha Heck Weiller UFSM
  • Alexa Pupiara Flores Coelho Universidade Federal de Santa Maria
  • Francine Cassol Prestes UFSM
  • Daiany Saldanha da Silveira Donaduzzi

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.18344

Palavras-chave:

Desenvolvimento de pessoal, Satisfação no emprego, Internato não médico, Enfermagem, Pesquisa qualitativa.

Resumo

Objetivo: descrever as vivências de satisfação e insatisfação de residentes multiprofissionais em saúde na perspectiva da formação. Método: pesquisa qualitativa, realizada com nove residentes de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de uma universidade pública do Sul do Brasil. Os dados, produzidos por meio de grupo focal realizado em abril de 2013, foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: os residentes possuíam vivências de satisfação relacionadas ao compartilhamento de conhecimentos e gratificação do usuário. As vivências de insatisfação davam-se pela falta de comunicação na equipe, sobrecarga de trabalho, extensa carga horária, dificuldade na articulação da teoria com a prática e demandas impostas. Conclusão: os participantes vivenciavam sentimentos opostos, apesar de o processo de formação dos residentes conferir-lhes satisfação, o que indica a necessidade de diálogo e sensibilização das instituições formadoras.

Descritores: Desenvolvimento de pessoal. Satisfação no emprego. Internato não médico. Enfermagem. Pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Nunes da Silva Fernandes, UFSM

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Especialista em Saúde Coletiva e Gestão de Organização Pública em Saúde. Enfermeiro da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Carmem Lúcia Colomé Beck

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

Teresinha Heck Weiller, UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

Alexa Pupiara Flores Coelho, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

Francine Cassol Prestes, UFSM

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

Daiany Saldanha da Silveira Donaduzzi

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Especialista em Saúde Pública e Saúde Coletiva. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Enfermeira da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Fernandes, M. N. da S., Beck, C. L. C., Weiller, T. H., Coelho, A. P. F., Prestes, F. C., & Donaduzzi, D. S. da S. (2017). SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.18344

Edição

Seção

Artigo Original