RISCO DE TRAUMA VASCULAR: PROPOSTA DE INTERVENÇÕES DE CUIDADO PEDIÁTRICO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Paula Christina de Souza Muller Universidade Federal do Paraná Hospital de Clínicas UFPR
  • Márcia Helena de Souza Freire Universidade Federal do Paraná
  • Nen Nalú Alves das Mercês Universidade Federal do Paraná
  • Letícia Morgana Giacomozzi Hospital de Clínicas UFPR

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i4.16452

Palavras-chave:

Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem Pediátrica, Dispositivos de Acesso Vascular, Infusões Intravenosas, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo: propor intervenções de enfermagem para o cuidado pediátrico relacionadas ao Risco de Trauma Vascular. Método: pesquisa-ação crítica com abordagem qualitativa, realizada na Unidade de Pediatria de hospital público de ensino, Curitiba (PR). Três ações foram desenvolvidas: levantamento das intervenções já existentes, teorização e discussão sobre a aplicabilidade de cada uma, e desenvolvimento da intervenção ou ação. Resultados: foram localizados, no Sistema Informatizado Hospitalar, 16 registros de intervenções de enfermagem relacionadas ao Risco de Trauma Vascular. Após constatação de que a maioria das intervenções não contemplava especificidades dos cuidados pediátricos, desenvolveram-se outras, com base em evidências científicas e correspondências entre a North American Nursing Diagnosis Association e a Nursing Interventions Classification. Conclusão: os aspectos propostos individualizam as intervenções pediátricas e consideram suas especificidades, tendo impacto para prevenção das iatrogenias, bem como para qualificação da assistência de enfermagem.

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Dispositivos de Acesso Vascular; Infusões Intravenosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Christina de Souza Muller, Universidade Federal do Paraná Hospital de Clínicas UFPR

Mestre em Enfermagem. Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Ambulatório de Hematologia e Oncologia Pediátrica. Curitiba, Paraná, Brasil.

Márcia Helena de Souza Freire, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Enfermagem. Docente da Graduação e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil.

Nen Nalú Alves das Mercês, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Enfermagem. Docente da Graduação e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil.

Letícia Morgana Giacomozzi, Hospital de Clínicas UFPR

Mestre em Enfermagem. Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Supervisora de Enfermagem da Unidade de Pediatria. Curitiba, Paraná, Brasil.

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Muller, P. C. de S., Freire, M. H. de S., das Mercês, N. N. A., & Giacomozzi, L. M. (2016). RISCO DE TRAUMA VASCULAR: PROPOSTA DE INTERVENÇÕES DE CUIDADO PEDIÁTRICO EM ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(4). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i4.16452

Edição

Seção

Artigo Original