CONHECIMENTO DE FAMILIARES ACERCA DAS ÚLCERAS POR PRESSÃO E DE SEUS DIREITOS À REPARAÇÃO

Autores

  • Danielle Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Ozemária da Silva Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Evanilda Souza de Santana Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Israel Vinicius Amorim Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Silvia da Silva Santos Passos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Joselice Almeida Góis Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v28i1.8545

Palavras-chave:

Úlcera por pressão, Prevenção de doenças, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, com objetivo de discutir o conhecimento dos familiares de pessoas internadas com úlceras por pressão acerca de seus direitos à reparação de danos causados pela úlcera. Os dados foram obtidos de entrevistas semiestruturadas aplicadas para familiares acompanhantes de pessoas hospitalizadas com úlcera por pressão, entre agosto e setembro de 2012. A organização dos dados seguiu as etapas da análise de conteúdo. Para os familiares, as pessoas que se encontram hospitalizadas inevitavelmente desenvolvem as úlceras por pressão devido à imobilização e umidade; aplicação de emolientes, modificação da posição no leito e recorrer a ajuda espiritual são ações de cuidados adotadas pelos familiares. Reconhecem que a instituição oferece recursos insuficientes para a assistência a seus parentes e desconhecem seus direitos de reparação diante da formação de úlceras na hospitalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Discente em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Voluntária do Projeto Pele Sã: Estudos e práticas multidisciplinares de cuidado às pessoas acometidas ou sob o risco de desenvolver úlceras por pressão, e suas famílias, no HGCA.

Ozemária da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Discente em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Bolsista do Projeto Pele Sã: Estudos e práticas multidisciplinares de cuidado às pessoas acometidas ou sob o risco de desenvolver úlceras por pressão, e suas famílias, no HGCA.

Evanilda Souza de Santana Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Israel Vinicius Amorim Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Discente em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Bolsista do Projeto Pele Sã: Estudos e práticas multidisciplinares de cuidado às pessoas acometidas ou sob o risco de desenvolver úlceras por pressão, e suas famílias, no HGCA.

Silvia da Silva Santos Passos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Joselice Almeida Góis, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva. Docente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Publicado

2014-09-17

Como Citar

Oliveira, D., Oliveira, O. da S., Carvalho, E. S. de S., Santos, I. V. A., Passos, S. da S. S., & Góis, J. A. (2014). CONHECIMENTO DE FAMILIARES ACERCA DAS ÚLCERAS POR PRESSÃO E DE SEUS DIREITOS À REPARAÇÃO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 28(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v28i1.8545

Edição

Seção

Artigo Original