USUÁRIOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA: QUESTÕES PARA A ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE

Autores

  • Marta Julia Marques Lopes UFRGS
  • Joannie dos Santos Fachinelli Soares UFRGS
  • Gláucia Bohusch

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v28i1.8496

Palavras-chave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde, Pessoas com Necessidades Especiais, Atenção Primária de Saúde.

Resumo

Objetivou-se analisar o perfil dos usuários Portadores de Necessidades Especiais (PNE) domiciliados na área de adscrição de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Utilizou-se como método o estudo de caso, com base em pesquisa em prontuários e entrevistas individuais. Foram identificados 31 usuários portadores de deficiência, dos quais 7 foram entrevistados. Entre esses, a maioria eram mulheres idosas, tinham níveis baixos de escolaridade e renda e possuíam comorbidades. Todos apresentavam dificuldades de locomoção e dependência de terceiros para a realização de atividades da vida diária e os cuidadores eram predominantemente familiares. Das entrevistadas, duas conseguiam acessar a UBS para consultas locais e os demais recebiam atendimento de saúde apenas em casos de emergência. Concluiu-se que a falta de estrutura adequada às limitações dos usuários PNE dificulta, e muitas vezes impossibilita seu acesso aos serviços de saúde, ferindo assim o princípio constitucional de justiça social nesses serviços. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Julia Marques Lopes, UFRGS

Doutora em Sociologia. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Joannie dos Santos Fachinelli Soares, UFRGS

Mestra em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gláucia Bohusch

Enfermeira. Residente em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição.

Publicado

2014-09-17

Como Citar

Marques Lopes, M. J., dos Santos Fachinelli Soares, J., & Bohusch, G. (2014). USUÁRIOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA: QUESTÕES PARA A ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 28(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v28i1.8496

Edição

Seção

Artigo Original