REGISTROS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Theo Duarte da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
  • Adriana Gonçalves de Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Viviane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v27i3.8349

Resumo

O registro de enfermagem constitui-se em uma forma de comunicação escrita que aborda informações relacionadas ao paciente e aos seus cuidados, devendo ser realizado de maneira clara e concisa, posibilitando uma melhor interação entre a equipe de saúde. Nesse ensejo, o objetivo desta pesquisa foi analisar os registros de Enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo descritivo-exploratório, realizado em uma instituição privada do estado do Rio Grande do Norte. Os resultados demonstraram que os registros efeutados no período de atuação de cada equipe retratavam um olhar pouco sólido acerca dos cuidados prestados, sendo levado em consideração apenas o que era captado com os olhos no momento da aproximação profissional. Desse modo, se faz necessário intervenções em prol da melhoria na eficiência, eficácia e efetividade da assistência, com o intuito de preparar os profissionais para atuarem com vistas na segurança do paciente.

Palavras-chave: Unidades de Terapia Intensiva. Equipe de Enfermagem. Cuidados de Enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theo Duarte da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem- UFRN.

Adriana Gonçalves de Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem- UFRN.

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem- UFRN.

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Costa, T. D. da, Barros, A. G. de, & Santos, V. E. P. (2014). REGISTROS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 27(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v27i3.8349

Edição

Seção

Artigo Original