MORTALIDADE POR CAUSAS ACIDENTAIS NA POPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL

Autores

  • Christine Baccarat de Godoy Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT
  • Karla Fonseca Matos UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v27i2.8294

Palavras-chave:

Acidentes, Criança, Adolescente, Jovem, Causas Externas.

Resumo

As causas acidentais, principalmente na população jovem, têm preocupado pesquisadores e gestores, pois as lesões decorrentes podem determinar seqüelas importantes e fatais, além dos impactos econômicos, sociais e emocionais. Este trabalho objetivou analisar os casos fatais por acidentes, na faixa etária de 0 a 24 anos, em Cuiabá, no ano de 2009. Estudo transversal, quantitativo, cuja população foi composta por crianças, adolescentes e jovens, residentes de Cuiabá, vítimas fatais de acidentes no ano de 2009.  Foram estudados 39 óbitos por causa acidental, cujas principais vítimas foram por acidente de transporte terrestre (56,4%) e afogamento (25,6%). O coeficiente de mortalidade foi maior no sexo masculino. Considerando que os acidentes não são um infortuno ou não acontecem por acaso, retirando assim toda a acidentalidade do evento, é necessário que este tema entre na agenda de debate do município, assim como seja discutido por toda a sociedade a fim de reduzi-los e evitá-los. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christine Baccarat de Godoy Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT

Pós-Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP – São Paulo. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Departamento de Enfermagem, Área Saúde da Criança e do Adolescente. 

Karla Fonseca Matos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem. Bolsista CAPES

Publicado

2014-03-20

Como Citar

Martins, C. B. de G., & Matos, K. F. (2014). MORTALIDADE POR CAUSAS ACIDENTAIS NA POPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 27(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v27i2.8294

Edição

Seção

Artigo Original