PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E MULHERES SOBRE A ASSISTÊNCIA HUMANIZADA NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL

Autores

  • Alana Santos Monte Universidade Estadual do Ceará
  • Dafne Paiva Rodrigues Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v27i3.6577

Palavras-chave:

Enfermagem, Parto Humanizado, Percepção.

Resumo

O aumento de intervenções no ciclo gravídico-puerperal contribui para a desumanização do parto. Objetivou-se conhecer como as mulheres e profissionais de saúde percebem a assistência humanizada durante o ciclo gravídico-puerperal. Realizou-se revisão sistemática; avaliação crítica e metassíntese.  Selecionou-se 13 artigos para Avaliação Crítica, resultando em 9 classificados como A e 4 como B. Na metassíntese criaram-se as sub-categorias: Humanização da Assistência; Presença do acompanhante; Realização de intervenções. Os profissionais referiram dificuldades em expressar suas percepções sobre humanização do parto. Já as usuárias relacionaram humanização ao apoio profissional. Ambos relataram que a presença do acompanhante favoreceu a humanização. Sobre a realização de intervenções, os profissionais verbalizaram que estas práticas desumanizam a assistência. As mulheres tiveram percepções positivas quanto a deambulação,o cavalinho,a bola de parto e o banho. Considera-se que o processo de humanização tem a necessidade da redução de atitudes intervencionistas que levam à despersonalização do papel da mulher no parto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Santos Monte, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Cuidados Clinicos em Saúde e Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Dafne Paiva Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Profa. Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará.
Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde/UECE.Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Monte, A. S., & Rodrigues, D. P. (2014). PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E MULHERES SOBRE A ASSISTÊNCIA HUMANIZADA NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 27(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v27i3.6577

Edição

Seção

Revisão