EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DEFICIENTES VISUAIS: ENFOQUE NAS ATIVIDADES DE VIDA

Autores

  • Karenine Maria Holanda Cavalcante Universidade Federal de Mato Grosso
  • Fernanda Caroline Corrêa Guedes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Pacífica Pinheiro Cavalcanti Universidade Federal de Mato Grosso
  • Francisco Moacir Pinheiro Garcia Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v26i1.5938

Palavras-chave:

deficientes visuais, educação em saúde, atividades de vida

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência do desenvolvimento de uma atividade de extensão universitária que visou promover educação em saúde para deficientes visuais em Sinop – MT. A atividade foi realizada identificando o conhecimento da clientela, suas experiências e formas de enfrentamento relacionadas às doze atividades de vida, sugeridas no Modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney, e proporcionando aprendizagem e ferramentas de superação de problemas. Para tanto, foram implementadas oficinas educativas periódicas, que por meio de tecnologias assistivas abordaram temas pertinentes à saúde como um todo da clientela. Felizmente, foi possível proporcionar aquisição de ferramentas de enfrentamento de problemas, desenvolvimento da auto-responsabilização pela saúde e esclarecimento de dúvidas acerca das temáticas abordadas, facilitando a ampliação da qualidade de vida destes. No entanto, pôde-se observar que a acessibilidade, em seus diversos aspectos, ainda é constituída de limitações, levando-nos a considerar a necessidade de conscientização dos governantes para que sejam realizadas mais atividades voltadas para promoção da integração social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karenine Maria Holanda Cavalcante, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop

Fernanda Caroline Corrêa Guedes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Temporária do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop

Pacífica Pinheiro Cavalcanti, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop

Francisco Moacir Pinheiro Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Auxiliar do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop

Publicado

2013-07-17

Como Citar

Cavalcante, K. M. H., Guedes, F. C. C., Cavalcanti, P. P., & Garcia, F. M. P. (2013). EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DEFICIENTES VISUAIS: ENFOQUE NAS ATIVIDADES DE VIDA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 26(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v26i1.5938

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso