PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE DST/HIV/AIDS: ANÁLISE DE PERIÓDICOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Alana Queiroz Bastos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Ana Raquel Campos Almeida Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Cintia Maria Moraes Carneiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maria da Conceição Costa Rivemales Univesidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Mirian Santos Paiva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v26i1.5781

Palavras-chave:

Enfermagem, Doenças Sexualmente Transmissiveis, Revisão

Resumo

O estudo buscou analisar a produção do conhecimento de enfermagem em periódicos nacionais nos últimos cinco anos. Trata-se de uma revisão integrativa. O corpus da pesquisa foi constituído por 86 artigos. O conjunto das publicações analisadas demonstrou que 63 (73,25%) dos 86 artigos selecionados tratavam sobre o HIV/AIDS. 18 artigos (20,93%) discorriam sobre as DSTs de uma forma geral, associando questões de vulnerabilidade, comportamento de risco, sexualidade e tuberculose. Apenas 05 (5,81%) das publicações versavam unicamente sobre o HPV. As DSTs continuam a apresentar riscos à saúde da população brasileira, mesmo com todo avanço técnico-científico e evolução do setor saúde, fator que justifica a relevância deste estudo e a importância da produção cientifica de enfermagem nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Queiroz Bastos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Discente do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC-UFRB.

Ana Raquel Campos Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Discente do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC-UFRB

Cintia Maria Moraes Carneiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Discente do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa de Monitoria pela UFRB.

Maria da Conceição Costa Rivemales, Univesidade Federal do Recôncavo da Bahia

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA. Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Orientadora do estudo. Endereço: Avenida Simon Bolívar n° 156, Jardim Armação, CEP: 41.750-230, Salvador, Bahia, Brasil. E-mail: mariarivemales@hotmail.com. Tel: (71) 8742-1431.

Mirian Santos Paiva, Universidade Federal da Bahia

Doutora. Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2013-07-17

Como Citar

Bastos, A. Q., Almeida, A. R. C., Carneiro, C. M. M., Rivemales, M. da C. C., & Paiva, M. S. (2013). PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE DST/HIV/AIDS: ANÁLISE DE PERIÓDICOS DE ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 26(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v26i1.5781

Edição

Seção

Revisão