MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS PARA MANEJO DA DOR NEONATAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v38.56357

Resumo

Objetivo: identificar os métodos não farmacológicos utilizados como manejo da dor em recém-nascidos descritos em literatura. Método: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Cochrane, Embase, PubMed e Scopus nos meses de fevereiro a maio de 2023. A amostra foi composta por 32 estudos. Resultados: há diversas estratégias aplicadas para o alívio da dor neonatal, como administração oral de solução adocicada, contato pele a pele, aromaterapia, acupuntura a laser, musicoterapia e massagem regional. Mediante a avaliação de escalas de dor, cronômetro e monitor cardíaco, notou-se que a maior parte das intervenções foram eficazes no manejo da dor no recém-nascido. Considerações finais: há diversas terapias não farmacológicas descritas em literatura e destaca-se a importância de sua aplicabilidade, a fim de reduzir os impactos negativos provocados pela frequente exposição à dor no recém-nascido.

Descritores: Recém-nascido. Terapias complementares. Manejo da Dor. Dor. Neonatologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Abrão, Centro Universitário Cenecista de Osório. Osório

Enfermeira assistencial na emergência do Hospital São Vicente de Paulo – Osório/RS e docente no curso Técnico de Enfermagem do Senac – Tramandaí/RS.

Marcela Rosa da Silveira, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Enfermeira Especialista em enfermagem em Pediatria e neonatologia pela AVM Faculdade Integrada do Rio de Janeiro e Especialista em Enfermagem em Ginecologia e obstetrícia pela Faculdade Unileya do Rio de Janeiro Mestre em Enfermagem pela Universidade do Vale dos Sinos/RS. Enfermeira assistencial no serviço materno infantil do Hospital de Clinicas de Porto Alegre.

Joyce Mara Serafim Kollet, Centro Universitário Cenecista de Osório. Osório

Enfermeira especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Cenecista de Osório/RS. Empresária e Instrutora do Centro ALPHATAC - Treinamentos em saúde.

Maria da Graça Corso da Motta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do CNPq e Líder do Grupo de Estudos do Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida – CEVIDA (UFRGS). Professora da Pós Graduação da Escola de Enfermagem UFRGS.

Camila Neves da Silva, Centro Universitário Cenecista de Osório. Osório

Enfermeira Especialista em Oncohematologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.  Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Cenecista de Osório/RS.

Publicado

2024-08-22

Como Citar

Abrão, R., Silveira, M. R. da, Kollet, J. M. S., Motta, M. da G. C. da, & Silva, C. N. da. (2024). MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS PARA MANEJO DA DOR NEONATAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 38(.). https://doi.org/10.18471/rbe.v38.56357

Edição

Seção

Revisão