PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v38.55925

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem, Educação técnica em enfermagem, Pesquisa em educação de enfermagem, Conhecimento

Resumo

Objetivo: identificar a produção de conhecimento gerada e disseminada pelos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros acerca do ensino na formação técnica de nível médio em Enfermagem na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, quantiqualitativa, que utilizou como fonte de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a Biblioteca Virtual de Saúde. Resultados: identificaram-se 12 produções, sendo uma tese, nove dissertações e dois artigos, que originaram três eixos temáticos: Relação teoria e prática e a integração entre ensino-serviço; Práticas docentes e formação para oprocesso ensino-aprendizagem; Dimensões, propostas pedagógicas e enfoques do ensino técnico em enfermagem. Conclusão: notou-se um quantitativo reduzido de estudos e acentuada discrepância entre produção do conhecimento e disseminação para a sociedade, corroborando a invisibilidade do tema no contexto da pós-graduação.

Descritores: Ensino. Enfermagem. Educação Técnica em Enfermagem. Pesquisa em Educação de Enfermagem. Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Anjos de Jesus, Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem e Saúde. Doutoranda em Enfermagem e Saúde no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor titular-livre na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Ingryd Vanessa Santos do Nascimento, Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia

Itanna Vytoria Sousa Serra, Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia.

Luciana Dourado Pimenta Almeida, Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia

Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro, Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Giselle Alves da Silva Teixeira, Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil

Doutora em Enfermagem. Professora na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Referências

Fernandes JD, Silva RMO, Calhau LC. Nursing education in Brazil and in Bahia: yesterday, today and tomorrow. Enferm Foco [Internet]. 2011 [cited 2022 Jan. 10]; 2(supl):63-67. Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2011.v2.nSUP.84.

Fernandes JD, Silva RMO, Teixeira GAS, Florêncio RMS, Silva LS, Freitas CM. Nursing education: mapping in the perspective of transformation. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020 [cited 2022 Feb. 11]; 73(3): e20180749. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0749.

Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/ CP nº 1, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial da União, [Internet] 2021 Jan 06. [cited 2022 Feb. 12]; 3(1):19. Available from: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578.

Vieira SL, Silva GTR. Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde e em Enfermagem: diálogo com o pensamento freireano. Estud IAT [Internet]. 2019 [cited 2022 Feb. 10]; 4(2):126-41. Available from: http://estudosiat.sec.ba.gov.br/index.php/estudosiat/article/viewFile/136/178.

Vieira SL, Silva GTR, Fernandes JD, Bião e Silva ACA, Santana MS, Santos TBS. Des-interest in professional educating in the production of the National Seminar on Guidelines for Nursing Education Rev Bras Enferm [Internet]. 2014 Jan/ Feb [cited 2022 Feb. 12]; 67 (1). Available from: https://doi.org/10.5935/0034-7167.20140019.

Brainer AS, Cunha IC, Freitas MA. Teaching Competences in Nursing Technical Education: the View of the Course Teachers. Enferm Foco. [Internet]. 2021 [cited 2022 Feb. 13]; 12(4):695-701. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4478/1217.

Franco MT, Millão LF. Teaching-service integration in technical nursing training. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 2020 [cited 2022 Feb. 12]; 22:55299: 1-7. Available from: https://doi.org/10.5216/ree.v22.55299.

Ministério da Educação (BR). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepções e diretrizes [Internet]. 2010. 43p. [cited 2022 Feb. 12]. Available from: http://portal.mec.gov.br/index.php?option= com_docman & view= download & alias=6691-if-concepcaoediretrizes & Itemid=30192.

Brasil. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, [Internet]. 2008 Dec. 30 [cited 2022 Feb. 15]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm.

Plataforma Nilo Peçanha. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica SETEC/MEC [Internet]. Brasília: MEC c2021 [cited 2022 Feb. 13]. Available from: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/.

Ministério da Educação (BR). Resolução nº 2, de 15 de dezembro de 2020. Aprova a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Diário Oficial da União [Internet]. 2020 Dec. 16 [cited 2022 Feb. 15]; 240(1):81. Available from: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-2-de-15-de-dezembro-de-2020-294347656.

Conselho Federal de Enfermagem. Enfermagem em números [Internet]. 2022 [cited em 2022 Feb. 10]. Available from: http://www.cofen.gov.br/enfermagem-em-numeros.

Campos ICM, Sciavon ICA, Camargos AT. Difficulties and challenges in technical education in nursing. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS [Internet]. 2018 Jul/ Dec [cited 2022 Feb. 13]; 5(2):65-82. Available from: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2383.

Zamprogna KM, Backes VMS, Menegaz JC, Fraga FMR, Tristão FR, Silva GTR. Training for university teaching: the tendency of the Post-Graduate Nursing Programs in Brazil. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2020 [cited 2022 Feb. 16]; 10:1-18. Available from: https://doi.org/10.5902/2179769239963.

Ministério da Saúde (BR). Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União [Internet] 1990 Sep. 20 [cited 2022 Feb. 15]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm.

Santos MA, Luchesi BM, Rivas NPP, Puschel VAA. Pedagogical training in nursing graduate courses in Brazil. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2021 [cited 2022 Feb. 16]; 30. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0466.

Silva ACAB, Silva GTR, Silva RMO, Vieira SL, Santana MS. Ensino médio profissionalizante: caracterização da produção científica na área da pós-graduação. Acta Paul Enferm [Internet]. 2013 [cited 2022 Feb. 12]; 26(5):499-505. Available from: https://doi.org/10.1590/S0103-21002013000500015.

Crossetti MGO, Góes MGO. Secondary professional education: characterization of scientific production in graduate studies. Rev Gaúch de Enferm [Internet]. 2017 [cited 2022 Feb. 16]; 38(2):e74266. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.74266.

Vidor A, Rezende C, Pacheco E, Caldas L. Institutos Federais: Lei no 11.892 de 29 de dezembro de 2008 – Comentários e reflexões. In: PACHECO E (org.) Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. [Internet] São Paulo: Moderna, 2011. [cited 2022 Feb. 15] p. 47-113. Available from: https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2019/12/67_Institutosfederais.pdf.

Hott MCM, Reinaldo AMS. Qualificação Pedagógica de Enfermeiros Docentes em Cursos Profissionalizantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica [Internet]. 2018 [cited 2022 Feb. 16]; 2(15):e6455. Available from: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6455.

Pertille F, Dondé L, Oliveira MCB. Middle-level vocational training in nursing: challenges and teaching strategies. J. nurs. health [Internet] 2020 [cited 2022 Feb. 12]; 10(n.esp.):e20104002. Available from: https://doi.org/10.15210/jonah.v10i4.14710.

Mendes TMC, Ferreira TLS, Carvalho YM, Silva LG, Souza CMCL, Andrade FB. Contributions and challenges of teaching-service-community integration. Texto & Contexto - Enfermagem [Internet]. 2020 [cited 2022 Feb. 17]; 29:e20180333. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0333.

Publicado

2024-06-18

Como Citar

Anjos de Jesus, L., Tadeu Reis da Silva, G., Santos do Nascimento, I. V. ., Sousa Serra, I. V. ., Dourado Pimenta Almeida, L. . ., Arcanjo Oliveira Cordeiro, A. L. ., & Alves da Silva Teixeira, G. (2024). PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 38(.). https://doi.org/10.18471/rbe.v38.55925

Edição

Seção

Artigo Original