PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v38.55925Palavras-chave:
Ensino, Enfermagem, Educação técnica em enfermagem, Pesquisa em educação de enfermagem, ConhecimentoResumo
Objetivo: identificar a produção de conhecimento gerada e disseminada pelos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros acerca do ensino na formação técnica de nível médio em Enfermagem na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, quantiqualitativa, que utilizou como fonte de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a Biblioteca Virtual de Saúde. Resultados: identificaram-se 12 produções, sendo uma tese, nove dissertações e dois artigos, que originaram três eixos temáticos: Relação teoria e prática e a integração entre ensino-serviço; Práticas docentes e formação para oprocesso ensino-aprendizagem; Dimensões, propostas pedagógicas e enfoques do ensino técnico em enfermagem. Conclusão: notou-se um quantitativo reduzido de estudos e acentuada discrepância entre produção do conhecimento e disseminação para a sociedade, corroborando a invisibilidade do tema no contexto da pós-graduação.
Descritores: Ensino. Enfermagem. Educação Técnica em Enfermagem. Pesquisa em Educação de Enfermagem. Conhecimento
Downloads
Referências
Fernandes JD, Silva RMO, Calhau LC. Nursing education in Brazil and in Bahia: yesterday, today and tomorrow. Enferm Foco [Internet]. 2011 [cited 2022 Jan. 10]; 2(supl):63-67. Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2011.v2.nSUP.84.
Fernandes JD, Silva RMO, Teixeira GAS, Florêncio RMS, Silva LS, Freitas CM. Nursing education: mapping in the perspective of transformation. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020 [cited 2022 Feb. 11]; 73(3): e20180749. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0749.
Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/ CP nº 1, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial da União, [Internet] 2021 Jan 06. [cited 2022 Feb. 12]; 3(1):19. Available from: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578.
Vieira SL, Silva GTR. Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde e em Enfermagem: diálogo com o pensamento freireano. Estud IAT [Internet]. 2019 [cited 2022 Feb. 10]; 4(2):126-41. Available from: http://estudosiat.sec.ba.gov.br/index.php/estudosiat/article/viewFile/136/178.
Vieira SL, Silva GTR, Fernandes JD, Bião e Silva ACA, Santana MS, Santos TBS. Des-interest in professional educating in the production of the National Seminar on Guidelines for Nursing Education Rev Bras Enferm [Internet]. 2014 Jan/ Feb [cited 2022 Feb. 12]; 67 (1). Available from: https://doi.org/10.5935/0034-7167.20140019.
Brainer AS, Cunha IC, Freitas MA. Teaching Competences in Nursing Technical Education: the View of the Course Teachers. Enferm Foco. [Internet]. 2021 [cited 2022 Feb. 13]; 12(4):695-701. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4478/1217.
Franco MT, Millão LF. Teaching-service integration in technical nursing training. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 2020 [cited 2022 Feb. 12]; 22:55299: 1-7. Available from: https://doi.org/10.5216/ree.v22.55299.
Ministério da Educação (BR). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepções e diretrizes [Internet]. 2010. 43p. [cited 2022 Feb. 12]. Available from: http://portal.mec.gov.br/index.php?option= com_docman & view= download & alias=6691-if-concepcaoediretrizes & Itemid=30192.
Brasil. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, [Internet]. 2008 Dec. 30 [cited 2022 Feb. 15]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm.
Plataforma Nilo Peçanha. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica SETEC/MEC [Internet]. Brasília: MEC c2021 [cited 2022 Feb. 13]. Available from: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/.
Ministério da Educação (BR). Resolução nº 2, de 15 de dezembro de 2020. Aprova a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Diário Oficial da União [Internet]. 2020 Dec. 16 [cited 2022 Feb. 15]; 240(1):81. Available from: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-2-de-15-de-dezembro-de-2020-294347656.
Conselho Federal de Enfermagem. Enfermagem em números [Internet]. 2022 [cited em 2022 Feb. 10]. Available from: http://www.cofen.gov.br/enfermagem-em-numeros.
Campos ICM, Sciavon ICA, Camargos AT. Difficulties and challenges in technical education in nursing. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS [Internet]. 2018 Jul/ Dec [cited 2022 Feb. 13]; 5(2):65-82. Available from: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2383.
Zamprogna KM, Backes VMS, Menegaz JC, Fraga FMR, Tristão FR, Silva GTR. Training for university teaching: the tendency of the Post-Graduate Nursing Programs in Brazil. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2020 [cited 2022 Feb. 16]; 10:1-18. Available from: https://doi.org/10.5902/2179769239963.
Ministério da Saúde (BR). Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União [Internet] 1990 Sep. 20 [cited 2022 Feb. 15]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm.
Santos MA, Luchesi BM, Rivas NPP, Puschel VAA. Pedagogical training in nursing graduate courses in Brazil. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2021 [cited 2022 Feb. 16]; 30. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0466.
Silva ACAB, Silva GTR, Silva RMO, Vieira SL, Santana MS. Ensino médio profissionalizante: caracterização da produção científica na área da pós-graduação. Acta Paul Enferm [Internet]. 2013 [cited 2022 Feb. 12]; 26(5):499-505. Available from: https://doi.org/10.1590/S0103-21002013000500015.
Crossetti MGO, Góes MGO. Secondary professional education: characterization of scientific production in graduate studies. Rev Gaúch de Enferm [Internet]. 2017 [cited 2022 Feb. 16]; 38(2):e74266. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.74266.
Vidor A, Rezende C, Pacheco E, Caldas L. Institutos Federais: Lei no 11.892 de 29 de dezembro de 2008 – Comentários e reflexões. In: PACHECO E (org.) Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. [Internet] São Paulo: Moderna, 2011. [cited 2022 Feb. 15] p. 47-113. Available from: https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2019/12/67_Institutosfederais.pdf.
Hott MCM, Reinaldo AMS. Qualificação Pedagógica de Enfermeiros Docentes em Cursos Profissionalizantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica [Internet]. 2018 [cited 2022 Feb. 16]; 2(15):e6455. Available from: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6455.
Pertille F, Dondé L, Oliveira MCB. Middle-level vocational training in nursing: challenges and teaching strategies. J. nurs. health [Internet] 2020 [cited 2022 Feb. 12]; 10(n.esp.):e20104002. Available from: https://doi.org/10.15210/jonah.v10i4.14710.
Mendes TMC, Ferreira TLS, Carvalho YM, Silva LG, Souza CMCL, Andrade FB. Contributions and challenges of teaching-service-community integration. Texto & Contexto - Enfermagem [Internet]. 2020 [cited 2022 Feb. 17]; 29:e20180333. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0333.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).