PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v38.55925

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem, Educação técnica em enfermagem, Pesquisa em educação de enfermagem, Conhecimento

Resumo

Objetivo: identificar a produção de conhecimento gerada e disseminada pelos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros acerca do ensino na formação técnica de nível médio em Enfermagem na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, quantiqualitativa, que utilizou como fonte de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a Biblioteca Virtual de Saúde. Resultados: identificaram-se 12 produções, sendo uma tese, nove dissertações e dois artigos, que originaram três eixos temáticos: Relação teoria e prática e a integração entre ensino-serviço; Práticas docentes e formação para oprocesso ensino-aprendizagem; Dimensões, propostas pedagógicas e enfoques do ensino técnico em enfermagem. Conclusão: notou-se um quantitativo reduzido de estudos e acentuada discrepância entre produção do conhecimento e disseminação para a sociedade, corroborando a invisibilidade do tema no contexto da pós-graduação.

Descritores: Ensino. Enfermagem. Educação Técnica em Enfermagem. Pesquisa em Educação de Enfermagem. Conhecimento

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Biografia do Autor

Ludmila Anjos de Jesus, Universidade Federal da Bahia. Salvador

Enfermeira. Mestre em Enfermagem e Saúde. Doutoranda em Enfermagem e Saúde no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia. Salvador

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor titular-livre na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Ingryd Vanessa Santos do Nascimento, Universidade Federal da Bahia. Salvador

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia

Itanna Vytoria Sousa Serra, Universidade Federal da Bahia. Salvador

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia.

Luciana Dourado Pimenta Almeida, Universidade Federal da Bahia. Salvador

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia

Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro, Universidade Federal da Bahia. Salvador

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Giselle Alves da Silva Teixeira, Universidade Federal da Bahia. Salvador

Doutora em Enfermagem. Professora na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2024-06-18

Como Citar

Jesus, L. A. de, Silva, G. T. R. da, Nascimento, I. V. S. do, Serra, I. V. S., Almeida, L. D. P. ., Cordeiro, A. L. A. O., & Teixeira, G. A. da S. (2024). PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 38(.). https://doi.org/10.18471/rbe.v38.55925

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