EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.53054

Palavras-chave:

Gestores de Saúde. , Educação Permanente. , Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. , Saúde Pública, COVID-19

Resumo

Objetivo: identificar evidências documentais sobre ações de educação permanente para gestores de saúde decorrentes das necessidades de informação, decisão e ação desencadeadas pela pandemia COVID-19. Método: realizado Scoping Review segundo Joanna Briggs Institute, entre dezembro de 2019 e julho de 2022. Resultados: foram selecionados 11 estudos, classificados com base nas categorias propostas na Política e gestão da força de trabalho em saúde no contexto da resposta à pandemia da COVID-19, publicada pela Organização Mundial da Saúde/ Organização Pan-Americana da Saúde. A categoria mais observada foi Intervenções para apoiar os profissionais de saúde no nível individual. Não foram encontrados estudos com intervenções voltadas ao ambiente organizacional. Considerações finais: evidenciou-se impacto positivo das ações de educação permanente na melhoria do bem-estar dos profissionais de saúde, no enfrentamento adequado dos desafios clínicos e na otimização do cuidado prestado aos pacientes durante a pandemia.

Descritores: Gestor de Saúde. Saúde Pública. Educação Continuada. COVID-19.

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Biografia do Autor

Taynara Lourenço de Souza, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Graduanda do curso de Enfermagem pela UFPR. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pela Fundação Araucária do Paraná.

Aida Maris Peres, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR ,Brasil

 Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UFPR. Pesquisadora 2A CNPq.

Priscila Meyenberg Cunha Sade, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela UFPR.

Dora Yoko Nozaki Goto, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela UFPR.

Danélia Gómez Torres, Universidad Autónoma Del Estado de México. Toluca de Lerdo, México

Pesquisadora da Universidad Autónoma Del Estado de México.

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Publicado

2023-11-10

Como Citar

Lourenço de Souza, T., Peres, A. M. ., Meyenberg Cunha Sade, P., Nozaki Goto, D. Y., & Gómez Torres, D. . (2023). EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO : . Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.53054

Edição

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